O USO DE DADOS DA MISSÃO SRTM E SEDIMENTOLÓGICOS NOS ESTUDOS DE GEOMORFOLOGIA E PADRÕES DE DRENAGEM NA REGIÃO DOS LENÇÓIS MARANHENSES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os dados disponibilizados pela missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) são usados para gerar os Modelos Digitais de Elevação (MDEs). Estes juntamente com outras informações, tais como levantamentos sedimentológicos e estruturais, podem ser úteis nos estudos da geomorfologia e da rede de drenagem de uma região. A área estudada, onde estão inclusos os Lençóis Maranhenses, apresenta pelo menos três compartimentos de relevo, cada qual com suas características sedimentológicas distintas; são os corpos dunares (móveis e fixados por vegetação), os tabuleiros pré-litorâneos e os tabuleiros dissecados. Os elementos estruturais, como lineamentos, presentes nestes relevos, condicionam as feições morfológicas que se observam em superfície, além de contribuírem para a estruturação da bacia hidrográfica da região, englobando os padrões de drenagem dos tipos paralelo, retangular, dendrítico e contorcido.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
GASTÃO, F. G. da C.; MAIA, L. P. O USO DE DADOS DA MISSÃO SRTM E SEDIMENTOLÓGICOS NOS ESTUDOS DE GEOMORFOLOGIA E PADRÕES DE DRENAGEM NA REGIÃO DOS LENÇÓIS MARANHENSES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 2, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n2-43676. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43676. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").