O USO DE DADOS DA MISSÃO SRTM E SEDIMENTOLÓGICOS NOS ESTUDOS DE GEOMORFOLOGIA E PADRÕES DE DRENAGEM NA REGIÃO DOS LENÇÓIS MARANHENSES

Conteúdo do artigo principal

Francisco Gleidson da Costa Gastão
Luís Parente Maia

Resumo

Os dados disponibilizados pela missão SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) são usados para gerar os Modelos Digitais de Elevação (MDEs). Estes juntamente com outras informações, tais como levantamentos sedimentológicos e estruturais, podem ser úteis nos estudos da geomorfologia e da rede de drenagem de uma região. A área estudada, onde estão inclusos os Lençóis Maranhenses, apresenta pelo menos três compartimentos de relevo, cada qual com suas características sedimentológicas distintas; são os corpos dunares (móveis e fixados por vegetação), os tabuleiros pré-litorâneos e os tabuleiros dissecados. Os elementos estruturais, como lineamentos, presentes nestes relevos, condicionam as feições morfológicas que se observam em superfície, além de contribuírem para a estruturação da bacia hidrográfica da região, englobando os padrões de drenagem dos tipos paralelo, retangular, dendrítico e contorcido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GASTÃO, F. G. da C.; MAIA, L. P. O USO DE DADOS DA MISSÃO SRTM E SEDIMENTOLÓGICOS NOS ESTUDOS DE GEOMORFOLOGIA E PADRÕES DE DRENAGEM NA REGIÃO DOS LENÇÓIS MARANHENSES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43676. Acesso em: 2 jul. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francisco Gleidson da Costa Gastão, UFC - Universidade Federal do Ceará

Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)/Laboratório de Dinâmica Costeira (LABDIC)

Luís Parente Maia, UFC - Universidade Federal do Ceará

Instituto de Ciências do Mar (LABOMAR)/Laboratório de Dinâmica Costeira (LABDIC)