ESTIMATIVA DA DIMENSÃO ÓTIMA DE MATRIZES DE CONTAGEM EM DADOS MATRICIAIS PARA A QUANTIFICAÇÃO DE FREQÜÊNCIA ESTRUTURAL EM DOMÍNIOS FISSURADOS - ESTUDO DE CASO DA BACIA DO RIO JUNDIAÍ MIRIM
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A geração de mapas de freqüência estrutural é uma forma eficiente de se realizar a integração de dados sobre estruturas geológicas num ambiente de Sistemas de Informações Geográficas. Porém, mapas de freqüência gerados a partir de bases matriciais apresentam um problema referente à determinação do tamanho das matrizes de contagem. Como a freqüência das estruturas é estabelecida a partir dessas matrizes, é necessário definir-se critérios para uso de matrizes de contagem com dimensão ou intervalo de dimensões que preservem ao máximo a distribuição e quantidade real de estruturas numa dada área. Nesse contexto, o objetivo desse estudo foi desenvolver um método, mais simplificado do ponto de vista computacional, para a determinação da dimensão ótima para matrizes de contagem de estruturas em mapas matriciais, visando a geração de mapas de freqüência estrutural e de densidade de fraturas (freqüência vs área). Para tanto, um algoritmo denominado SMP_Counting foi desenvolvido, o qual fundamenta-se principalmente na dimensão fractal dos lineamentos. Com esse algoritmo foi possível estabelecer um limiar para a geração de mapas de freqüência estrutural relativos a base de dados estruturais da bacia do Rio Jundiaí Mirim - SP. A pesquisa revelou que há uma relação de dependência entre a dimensão da matriz e a quantidade de estruturas mapeadas. Entretanto, essa dependência diminui e é negligenciável com o aumento da dimensão da matriz. Para os dados analisados, o limite dessa dependência foi observado na matriz de 64 x 64 pixels (pixels de 50m), que representa 3200 x 3200 metros. A partir desse valor, a dimensão das matrizes passou a comprometer a representatividade do mapa de freqüência de fraturas para escala de amostragem dos dados. O algoritmo SMP_Counting teve boa performance dentro dos objetivos pretendidos, exigindo capacidade mínima de processamento. Dessa forma, pôde-se obter, de maneira simples e rápida, um conjunto de dados validados relativos à dimensão ótima para matrizes de contagem de estruturas.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").