TEMPORAL ANALYSIS OF THE TRANSFORMATION WATERSHED RIVER CRICIÚMA TO ASSIST IN MEASUARES FOR MINIMIZING FLOOD
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise temporal da transformação da bacia hidrográfica e descaracterização do Rio Criciúma/SC, Brasil. A metodologia contempla análises de legislações, do histórico de ocorrência de inundações, do processo de canalização e ocupação do rio e de fotografias aéreas, que remontam aos primeiros planos urbanísticos no início da década de 1950. Os resultados demonstraram que os planos diretores, permitiram legalmente a canalização do rio, mesmo estando em vigor o Código Florestal desde 1934 que contêm regras para a preservação de margem de rios. A ocupação da bacia hidrográfica e canalização do Rio Criciúma têm sido seguidas paralelamente por inundações bruscas. As fotografias aéreas demonstram a evolução da canalização, aproximação da urbanização e o confinamento do Rio Criciúma que reduziu a sua capacidade de descarga aumentando a freqüência das inundações. Conclui-se que, estas análises oferecem subsídios para auxiliar em medidas de monitoramento e controle das inundações bruscas na bacia hidrográfica do Rio Criciúma, pois o acompanhamento ao longo do tempo permite a possibilidade de vislumbrar medidas eficazes. Contudo, as Ciências como a hidrologia, hidráulica, cadastro técnico e mesmo o comportamento humano, precisam ser trazidas ao cenário da gestão municipal porque produzem dados que são de extrema importância para apoiar a tomada de decisão no planejamento urbano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
OLIVEIRA, T. de S.; LOCH, C.; OLIVEIRA, M. O. TEMPORAL ANALYSIS OF THE TRANSFORMATION WATERSHED RIVER CRICIÚMA TO ASSIST IN MEASUARES FOR MINIMIZING FLOOD. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 6, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n6-43877. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43877. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").