GEOTECNOLOGIAS APLICADAS À EXTRAÇÃO AUTOMÁTICA DE DADOS MORFOMÉTRICOS DA BACIA DO RIO PACUÍ/MG
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os conhecimentos das características físicas de uma bacia hidrográfica são de suma importância para identificar parâmetros que auxiliam no melhor gerenciamento dos recursos hídricos. Assim, os estudos voltados para as variáveis morfométricas possibilitam caracterizar as bacias hidrográficas de forma homogênea. Desse modo, o uso de instrumentos presentes nas geotecnologias e materiais com uma facilidade de aquisição considerável, como é o caso do modelo SRTM (Shuttle Radar Topography Mission) tem se mostrado significativo na extração automática de dados. Sendo assim, o presente trabalho pautou no uso do sensoriamento remoto e do SIG para análise de variáveis morfométricas da bacia do rio Pacuí. Os parâmetros morfométricos foram divididos em: lineares, zonais e hipsométricos. Desse modo, os procedimentos metodológicos realizados em ambiente SIG foram significativos para gerar informações sobre as características físicas da rede de drenagem do rio Pacuí.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").