Uma Nova Prática Pedagógica surge a partir da Mediação:
o Diálogo Transforma Divergência em Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.2.66517Palavras-chave:
Prática pedagógica; Aprendizagem; Conflito; Mediação; Interdisciplinar;Resumo
Uma nova prática pedagógica surge a partir da mediação: o diálogo transforma divergência em aprendizagem, é uma proposta interdisciplinar provocada do exercício dialógico como método subsidiário de tratamento dos conflitos provenientes do convívio escolar. O objetivo desse artigo propõe uma transformação cultural nas práticas pedagógicas, empregando uma metodologia renovada atinente as técnicas. Utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica, descritiva, interdisciplinar e qualitativa, de abordagem do conflito, que venha pacificar a violência no âmbito escolar. Para dar conta da temática proposta, faz–se uma reflexão a qual vem conjugar fontes de saberes múltiplos: Gadotti (2004); Nunes (2019); Freire (2011); Delfino (2017); Chrispino; Almeida (2016; Síveres; Lucena, (2019); e Legislação. São fontes necessárias para discussão dessa temática, que é de grande relevância acadêmica e social. O presente artigo traz à discussão temas que serão divididos em três sessões. A primeira apresenta Cenário conflitante: oportunidade de aprendizagem; a segunda aborda o Diálogo na e da escola: ultrapassa os muros escolares; e a terceira propõe Mediação de conflitos e prática dialógica. Os resultados dessa pesquisa mostram a necessidade da criação de espaços para práticas, onde possa haver escuta e diálogo educativo como alternativa, para a pacificação de conflito na escola contemporânea.
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