A contação de histórias como prática alfabetizadora na promoção da aprendizagem inicial da modalidade escrita da língua

Autores

  • Niele Rosa Pereira da Silva Colégio Pedro II
  • Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.73317

Palavras-chave:

Alfabetização, Letramento, Escrita, Material Didático, Contação de Histórias

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa de mestrado intitulada “Da Oralidade à Escrita: a contação de histórias na alfabetização”, visando identificar metodologias e práticas pedagógicas capazes de superar os desafios educacionais impostos pela pandemia da Covid-19. O objetivo da pesquisa é compreender como a contação de histórias, enquanto prática pedagógica contínua e planejada, contribui para o desenvolvimento e aprendizagem da modalidade escrita da língua na alfabetização. Houve a elaboração de um material pedagógico composto por sequências didáticas contextualizadas, utilizando livros infantis e a prática de contação de histórias em sala de aula, com ênfase no desenvolvimento inicial da escrita. Os participantes da pesquisa foram estudantes de uma turma de alfabetização de uma escola municipal do Rio de Janeiro. Aspectos relevantes para a pesquisa surgiram nas discussões sobre conceitos fundamentais em práticas alfabetizadoras, nas estratégias adotadas por professores para o desenvolvimento da escrita, no planejamento da contação de histórias e de aplicação de atividades para o avanço da hipótese de escrita. A avaliação da escrita dos estudantes durante as atividades permitiu constatar que a prática docente de contar histórias, juntamente com material didático específico e apropriado, estimula o aprendizado das crianças que estão no período de alfabetização.

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Biografia do Autor

Gisele Abreu Lira Corrêa dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Publicado

2024-06-13

Como Citar

SILVA, N. R. P. da; SANTOS, G. A. L. C. dos. A contação de histórias como prática alfabetizadora na promoção da aprendizagem inicial da modalidade escrita da língua. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 26, n. 1, p. 1–19, 2024. DOI: 10.14393/OT2024v26.n.1.73317. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/73317. Acesso em: 5 nov. 2024.