Aplicando conceitos teóricos em atividades educacionais no campo do mlearning:
affordance, agência e rizoma
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46266Palavras-chave:
Mobile, learning, Affordance, Agência, RizomaResumo
A aprendizagem com tecnologia móvel é frequentemente descrita como onipresente, tem qualidades de portabilidade, permite o aprendizado de forma individualizada e personalizada a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, alguns trabalhos são ausentes de uma fundamentação teórica para atender às necessidades desse campo de pesquisa. Segundo Luis e D’Cunha (2014), a teoria determina o que observamos, como observamos e o que consideramos valioso. Ela tem potencial para afetar como as pessoas vivem e como elas veem o mundo. As ferramentas teóricas que usamos moldam o que vemos e o que fazemos. Em se tratando do mobile learning, isso pode afetar o modo como as pessoas acessam e interagem com o mundo através da tecnologia. Kukulska-Hulme e Traaxer (2007) encontraram diversos relatos de projetos de pesquisa que carecem de uma base teórica que os sustente. Sharples, Taylor e Vavoula (2005) sinalizam a ausência de uma teoria de educação adequada à era móvel. Este artigo baseia-se no argumento de que a ausência de uma teoria ou conceito teórico na pesquisa com tecnologia compromete sua qualidade. Objetivou-se apresentar três conceitos referentes a problemática como lupa teórica para tratar dos conceitos de Mlearning: Affordance, Agência e Rizoma.
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