Aplicando conceitos teóricos em atividades educacionais no campo do mlearning:

affordance, agência e rizoma

Autores

  • Giselda dos Santos Costa

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46266

Palavras-chave:

Mobile, learning, Affordance, Agência, Rizoma

Resumo

A aprendizagem com tecnologia móvel é frequentemente descrita como onipresente, tem qualidades de portabilidade, permite o aprendizado de forma individualizada e personalizada a qualquer hora e em qualquer lugar. No entanto, alguns trabalhos são ausentes de uma fundamentação teórica para atender às necessidades desse campo de pesquisa. Segundo Luis e D’Cunha (2014), a teoria determina o que observamos, como observamos e o que consideramos valioso. Ela tem potencial para afetar como as pessoas vivem e como elas veem o mundo. As ferramentas teóricas que usamos moldam o que vemos e o que fazemos. Em se tratando do mobile learning, isso pode afetar o modo como as pessoas acessam e interagem com o mundo através da tecnologia. Kukulska-Hulme e Traaxer (2007) encontraram diversos relatos de projetos de pesquisa que carecem de uma base teórica que os sustente. Sharples, Taylor e Vavoula (2005) sinalizam a ausência de uma teoria de educação adequada à era móvel. Este artigo baseia-se no argumento de que a ausência de uma teoria ou conceito teórico na pesquisa com tecnologia compromete sua qualidade. Objetivou-se apresentar três conceitos referentes a problemática como lupa teórica para tratar dos conceitos de Mlearning: Affordance, Agência e Rizoma.

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Biografia do Autor

Giselda dos Santos Costa

Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora titular vinculada ao Instituto Federal do Piauí- IFPI. Tem experiência na área de Linguística com ênfase em Ensino de Língua Estrangeira, atuando principalmente nos seguintes temas: novas tecnologias para educação, letramento visual e mobile learning com uso da tecnologia móvel ensino-aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira.

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Publicado

2019-05-07

Como Citar

COSTA, G. dos S. Aplicando conceitos teóricos em atividades educacionais no campo do mlearning:: affordance, agência e rizoma. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 83–95, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46266. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46266. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias Digitais na Educação