MOTIVAEduc: Um game baseado na metodologia ABA para a auxiliar na aprendizagem de crianças autistas

Autores

  • Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida
  • Matteus Colins Moreira
  • Christian Domingos de Oliveira
  • Yonara Costa Magalhães
  • Will Ribamar Mendes Almeida

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46264

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro Autista, Análise do Comportamento Aplicada, Aprendizagem.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) ocorre em crianças e caracteriza-se pelas dificuldades em relação a habilidades sociais, obtenção de conhecimento, comunicação, fala, além de comportamentos estereotipados. Diante disso, esse trabalho objetivou desenvolver um jogo para dispositivos móveis, denominado MOTIVAEduc, destinado a auxiliar o processo de aprendizagem de crianças com TEA. Para isso, foram utilizados livros, revistas, sites, outros materiais correlatos, além de estudos relacionados à metodologia de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e da Engenharia de Software que subsidiaram o processo de modelagem e desenvolvimento. Para a construção do game foi utilizado o Software de criação de jogos 2D, o Construct2. O aplicativo MOTIVAEduc, ao ser inserido como estratégia pedagógica nas práticas estruturadas e planejadas para crianças com TEA, pretende ser uma ferramenta lúdica, interativa, tecnológica e atrativa para auxiliá-las em processo educacional.

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Biografia do Autor

Gylnara Kylma Feitosa Carvalhêdo Almeida

Mestranda em Meio Ambiente pela Universidade Ceuma. Professora da Universidade Ceuma

Matteus Colins Moreira

Discente do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Ceuma.

Christian Domingos de Oliveira

Discente do Curso de Sistemas de Informação da Universidade Ceuma.

Yonara Costa Magalhães

Mestre em Engenharia de Eletricidade pela UFMA. Professora da Universidade Ceuma.

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Publicado

2019-05-07

Como Citar

ALMEIDA, G. K. F. C.; MOREIRA, M. C.; OLIVEIRA, C. D. de; MAGALHÃES, Y. C.; ALMEIDA, W. R. M. MOTIVAEduc: Um game baseado na metodologia ABA para a auxiliar na aprendizagem de crianças autistas. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 111–122, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46264. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46264. Acesso em: 26 dez. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias Digitais na Educação