Trilhas de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Ágeis para o Autodesenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.59933

Palavras-chave:

Autodesenvolvimento, Trilhas de Aprendizagem, Metodologias Ativas, Metodologias Ágeis

Resumo

Organizações que aprendem relacionam resultados ao crescimento pessoal de seus colaboradores. Assim, muitas são as possibilidades de busca por desenvolvimento por parte das organizações e autodesenvolvimento por parte dos colaboradores. Com esse objetivo foi realizado um estudo comparativo entre trilhas de aprendizagem e metodologias ativas. Para realizar a comparação foram entrevistadas às Universidade Corporativa do Banco do Brasil, a Universidade Corporativa do Sebrae, a Escola de Contas do Distrito Federal e a Escola Nacional de Administração Pública que ofertam capacitação no formato de trilhas de aprendizagem. Os resultados foram comparados às 5 técnicas de metodologias ativas que apontaram como resultado que as duas abordagens são voltadas para quantidade diferentes de colaboradores a desenvolver competências. Além das trilhas de aprendizagem e as metodologias ativas, o conceito de metodologias ágeis emergiu como indicado para o autodesenvolvimento e a capacitação de gestores. Assim, as metodologias ágeis também foram objeto de comparação no estudo.

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Biografia do Autor

ROSANA AUGUSTO CHAGAS CHAGAS, Universidade Fernando Pessoa

Doutoranda pela Universidade Fernando Pessoa (UFP/PT)

Nuno Magalhães Ribeiro, UFP/PT

Doutor em  Ciência da Computação, professor associado da Universidade Ferando Pessoa (UFP/PT)    

Thiago Dias Costa, UFPA

Doutor em Psicologia, professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA/PA), e-mail: thiagodiascosta@gmail.com

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Publicado

2021-10-15

Como Citar

CHAGAS, R. A. C.; MAGALHÃES RIBEIRO, N.; DIAS COSTA, T. Trilhas de Aprendizagem, Metodologias Ativas e Ágeis para o Autodesenvolvimento. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1215–1234, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.59933. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59933. Acesso em: 5 nov. 2024.