Práticas pedagógicas em educação especial:
ensino colaborativo e aprendizagem em grupo na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.2.68801Palavras-chave:
Interação grupal, Aprendizagem, Práticas pedagógicas articuladas, Educação inclusivaResumo
Este artigo configura-se como um relato de experiência e tem como objetivo relatar práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do ensino colaborativo, com ênfase na construção de conhecimento através da interação grupal em uma turma de segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública, no âmbito do PIBID/UFSM/Educação Especial. Como aspectos principais, discutem-se a contribuição das atividades grupais para a tomada coletiva de decisões e a definição de papéis por parte dos estudantes, bem como para sua aprendizagem a partir do confronto de diferentes hipóteses no grupo. Destaca-se o ensino colaborativo como qualificador das práticas pedagógicas desenvolvidas, na medida em que prevê a parceria entre a educação especial e o ensino comum em sala de aula, com alternância de papéis e equidade de responsabilidades nas ações de planejamento, desenvolvimento das aulas e avaliação das propostas e dos estudantes.
Downloads
Referências
AUGUSTI, Débora Toniolo, et al. Mediações Pedagógicas no processo de construção da leitura e da escrita: as atividades em circuito. In: BOLZAN, Dóris Pires Vargas (Org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: EDITORA DA UFSM, 2007
BOLZAN, Dóris Pires Vargas (Org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: EDITORA DA UFSM, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI. DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf
CAPELLINI, Vera Lúcia; ZERBATO, Ana Paula. O que é o ensino colaborativo. 1º ed. – São Paulo: Edicon, 2019.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.
KÖNIG, Franciele Rusch. Diário de Campo. Santa Maria, 2015.
MATURANA, Humberto. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997
MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino Colaborativo como apoio à inclusão escolar. São Paulo: Edufscar, 2014.
PELLANDA, Nize Maria Campos. Maturana e a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
TEBEROSKY, Ana. Construção de escritas através da interação grupal. In: FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarita Gómez. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
VYGOTSKY, Lev Smanovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.