Práticas pedagógicas em educação especial:

ensino colaborativo e aprendizagem em grupo na sala de aula

Autores

  • FRANCIELE RUSCH KÖNIG UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
  • Fabiane Romano de Souza Bridi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.2.68801

Palavras-chave:

Interação grupal, Aprendizagem, Práticas pedagógicas articuladas, Educação inclusiva

Resumo

Este artigo configura-se como um relato de experiência e tem como objetivo relatar práticas pedagógicas desenvolvidas por meio do ensino colaborativo, com ênfase na construção de conhecimento através da interação grupal em uma turma de segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública, no âmbito do PIBID/UFSM/Educação Especial. Como aspectos principais, discutem-se a contribuição das atividades grupais para a tomada coletiva de decisões e a definição de papéis por parte dos estudantes, bem como para sua aprendizagem a partir do confronto de diferentes hipóteses no grupo. Destaca-se  o ensino colaborativo como qualificador das práticas pedagógicas desenvolvidas, na medida em que prevê a parceria entre a educação especial e o ensino comum em sala de aula, com alternância de papéis e equidade de responsabilidades nas ações de planejamento, desenvolvimento das aulas e avaliação das propostas e dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Romano de Souza Bridi, Universidade Federal de Santa Maria

Professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

AUGUSTI, Débora Toniolo, et al. Mediações Pedagógicas no processo de construção da leitura e da escrita: as atividades em circuito. In: BOLZAN, Dóris Pires Vargas (Org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: EDITORA DA UFSM, 2007

BOLZAN, Dóris Pires Vargas (Org.). Leitura e escrita: ensaios sobre alfabetização. Santa Maria: EDITORA DA UFSM, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI. DF, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf

CAPELLINI, Vera Lúcia; ZERBATO, Ana Paula. O que é o ensino colaborativo. 1º ed. – São Paulo: Edicon, 2019.

FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. A psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

KÖNIG, Franciele Rusch. Diário de Campo. Santa Maria, 2015.

MATURANA, Humberto. Ontologia da realidade. Belo Horizonte: UFMG, 1997

MENDES, Enicéia Gonçalves; VILARONGA, Carla Ariela Rios; ZERBATO, Ana Paula. Ensino Colaborativo como apoio à inclusão escolar. São Paulo: Edufscar, 2014.

PELLANDA, Nize Maria Campos. Maturana e a educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

TEBEROSKY, Ana. Construção de escritas através da interação grupal. In: FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarita Gómez. Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

VYGOTSKY, Lev Smanovich. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Como Citar

RUSCH KÖNIG, F.; ROMANO DE SOUZA BRIDI, F. Práticas pedagógicas em educação especial: : ensino colaborativo e aprendizagem em grupo na sala de aula. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 1–17, 2023. DOI: 10.14393/OT2023v25.n.2.68801. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/68801. Acesso em: 28 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção atemática