Producción de contenido digital para la educación científica: análisis de las percepciones y contribuciones de los docentes de un taller para docentes de los primeros grados de la escuela primaria
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2023v25.n.1.66681Palabras clave:
Conteúdos digitais, Ensino de ciências, Oficina para professores, Wordwall, Metodologias Ativas.Resumen
Ancorados nas perspectivas que fundamentam o uso das tecnologias digitais no fomento de aprendizagens mais ativas, desenvolvemos uma proposta de oficina voltada à produção de conteúdos educacionais digitais. Sua realização surgiu no contexto de pesquisa sobre a aplicabilidade de jogos digitais nas práticas de ensino de Ciências da Natureza e foi impulsionada pelas demandas do trabalho remoto no âmbito da pandemia da Covid-19. Neste trabalho, objetivamos analisar as percepções de professores sobre as tecnologias no ensino e as contribuições da oficina de produção de conteúdos educacionais digitais por meio da plataforma Wordwall na prática de cinco professores que lecionam em turmas do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental em uma escola pública no estado do Espírito Santo. Os resultados sinalizam que a proposta contribuiu com treinamentos para a produção e uso de jogos educativos, estimulando reflexões acerca dos modos de incorporação de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas.
Descargas
Citas
ALBUQUERQUE, I. et al. Utilização de jogos digitais como ferramenta de orientação sobre obesidade infantil. In: SALÃO INTERNACIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIPAMPA, 12., 2020, on-line. Anais [...]. Bagé: Universidade Federal do Pampa, 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/106764. Acesso em: 11 fev. 2023.
BACICH, L.; NETO, A. T.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.
CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
EUGENIO, T. Aula em jogo: descomplicando a gamificação para educadores. São Paulo: Évora, 2020.
GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Perspectiva, Florianópolis, v. 27, n. 1, [s. p.], 2009. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2009v27n1p167.
PEREIRA FILHO, S. A.; FRANCO, B. A. R. Ensino de língua estrangeira e a tecnologia: Kahoot! Quizlet e Wordwall. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.4, p. 35083-35102, 2021. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-121.
RIBEIRO, A. E. Tecnologia Digital. In: FRADE, I. C. A.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: FaE UFMG, 2014, on-line. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/. Acesso em: 11 fev. 2023.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (org.). Os professores e a sua formação. 3. ed. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. p. 77-91.
TODOS PELA EDUCAÇÃO. O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula? Todos pela Educação, São Paulo. 6 nov. 2017. Disponível em: https://todospelaeducacao.org.br/noticias/O-que-pensam-os-professores-brasileiros-sobre-a-tecnologia-digital-em-sala-de-aula/?pag=2. Acesso em: 11 fev. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Olhares & Trilhas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.