Promover competências socioemocionais em modalidade remota

a travessia do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60109

Palavras-chave:

contexto pandêmico, ensino remoto, distanciamento social, professor, competências socioemocionais

Resumo

Tendo alterado toda a rotina escolar, o contexto pandêmico iniciado no Brasil em 2020 trouxe à tona fragilidades e potencialidades da comunidade escolar, em especial dos professores que, em muitos casos, precisaram aprender sobre novas formas e modalidades de trabalho. O presente artigo tem como objetivo compreender a forma como professores do interior do Ceará, alocados para atuar na promoção de competências socioemocionais por meio de metodologias ativas, lidaram com a migração do ensino presencial para o ensino remoto. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 professores dos anos finais do ensino fundamental de oito escolas diferentes. Após análise de conteúdo dos relatos foram encontradas oito categorias finais. De modo geral, foram encontrados indícios de que o professor se beneficia da proposta de desenvolvimento socioemocional em modalidade remota e considera que o estudante, em certa medida, também pode se beneficiar. As ocorrências relacionadas à implantação do ensino remoto envolvem dificuldades de acesso e no uso de tecnologias, necessidade de alinhamento e integração escola-família e prejuízos emocionais causados pelo distanciamento social. Os professores relatam como foram encontradas formas de resolução de alguns dos problemas encontrados na migração do ensino presencial para o remoto.

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Biografia do Autor

Mayra Antonelli Ponti, Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - USP.

Doutora em Ciências Psicobiologia pela Universidade de São Paulo FFCLRP -USP.

Adriely Lopes de Oliveira, Universidade Paulista de Ribeirão Preto

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista de Ribeirão Preto.

Roberta Olivério-Naegeli, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São `Paulo

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicobiologia da Universidade de São Paulo FFCLRP- USP

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

ANTONELLI PONTI, M.; LOPES DE OLIVEIRA, A. .; OLIVÉRIO-NAEGELI, R. . Promover competências socioemocionais em modalidade remota: a travessia do professor. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 519–537, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60109. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60109. Acesso em: 22 jul. 2024.