Formação de professores de Ciências e Biologia para além da sala de aula

Autores

  • Neusa Elisa Carignato Sposito Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0001-7061-5711
  • Tamires do Carmo Dias Universidade Federal de Uberlândia Curso de Ciências Biológicas Campus Pontal

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.46046

Palavras-chave:

Formação Docente, Prática Docente

Resumo

Este relato de experiência refere-se às atividades de ensino desenvolvidas no projeto intitulado Laboratório de Ensino: Contribuições para a Formação Discente, decorrente do Edital I\19002/2017/PROGRAD/DIREN, da Universidade Federal de Uberlândia. Ele foi desenvolvido no Laboratório de Ensino (LAEN) do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) sob a responsabilidade da bolsista e da coordenadora, durante um período de dez meses,com 20 horas semanais. Participaram das atividades os licenciandos deste e de outros cursos e professores da Educação Básica. A bolsista aprendeu sobre a gestão do LAEN, realizou as seguintes atividades: a Exposição do Acervo do LAEN que consistiu na apresentação do laboratório e seu acervo; a Oficina Criativa promoveu a interação dos participantes com os materiais do laboratório e a Oficina de Moldes em Gesso de Folhas Vegetais, esta última com metodologia para pessoas com deficiência visual. Constatou-se por meio dos relatos escritos pelos participantes após a realização destas atividades que elas foram exitosas demonstrando que o processo formativo dos alunos pode ocorrer para além da sala de aula.

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Biografia do Autor

Neusa Elisa Carignato Sposito, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP - Campus do Pontal Curso de Ciências Biológicas Área de Educação

Tamires do Carmo Dias, Universidade Federal de Uberlândia Curso de Ciências Biológicas Campus Pontal

Professora de Ciências e Biologia Rede Estadual de Minas Gerais

Referências

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

SPOSITO, N. E. C.; DO CARMO DIAS, T. Formação de professores de Ciências e Biologia para além da sala de aula. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 538–551, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.46046. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46046. Acesso em: 18 maio. 2024.

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