Formação de professores de Ciências e Biologia para além da sala de aula

Autores

  • Neusa Elisa Carignato Sposito Universidade Federal de Uberlândia http://orcid.org/0000-0001-7061-5711
  • Tamires do Carmo Dias Universidade Federal de Uberlândia Curso de Ciências Biológicas Campus Pontal

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.46046

Palavras-chave:

Formação Docente, Prática Docente

Resumo

Este relato de experiência refere-se às atividades de ensino desenvolvidas no projeto intitulado Laboratório de Ensino: Contribuições para a Formação Discente, decorrente do Edital I\19002/2017/PROGRAD/DIREN, da Universidade Federal de Uberlândia. Ele foi desenvolvido no Laboratório de Ensino (LAEN) do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) sob a responsabilidade da bolsista e da coordenadora, durante um período de dez meses,com 20 horas semanais. Participaram das atividades os licenciandos deste e de outros cursos e professores da Educação Básica. A bolsista aprendeu sobre a gestão do LAEN, realizou as seguintes atividades: a Exposição do Acervo do LAEN que consistiu na apresentação do laboratório e seu acervo; a Oficina Criativa promoveu a interação dos participantes com os materiais do laboratório e a Oficina de Moldes em Gesso de Folhas Vegetais, esta última com metodologia para pessoas com deficiência visual. Constatou-se por meio dos relatos escritos pelos participantes após a realização destas atividades que elas foram exitosas demonstrando que o processo formativo dos alunos pode ocorrer para além da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Neusa Elisa Carignato Sposito, Universidade Federal de Uberlândia

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal - ICENP - Campus do Pontal Curso de Ciências Biológicas Área de Educação

Tamires do Carmo Dias, Universidade Federal de Uberlândia Curso de Ciências Biológicas Campus Pontal

Professora de Ciências e Biologia Rede Estadual de Minas Gerais

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.Brasília, Diário Oficial da República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 11 jan. 2019.

CAMARGO, D. M. P. Universidade e formação de professores: oficinas pedagógicas e transformação da prática docente. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 15, p. 99-111, 2003.

Disponível em:

http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/300.

Acesso em: 25 mai. 2019.

DESSOTTI, E. A Formação discente e suas potencialidades para o ensino de ciências. In: 38ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED. Anais [...] São Luís, 2017, p. 1-11.Disponível em:http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/trabalho_38anped_2017_GT13_986.pdf.Acesso em: 28 abr. 2019.

FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G.; MOREIRA, T. M. M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n 4, p. 169-193,2012.Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n4/07.pdf.Acesso em: 28 abr. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 39. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.17. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 1987.

GALIAZZI, M. C.; ROCHA, J. M. B.; SCHMITZ, L. C.; SOUZA M. L.; GIESTA, S. GONÇALVES, F. P. Objetivos das Atividades experimentais no Ensino médio: A Pesquisa Coletiva como Modo de Formação de Professores de Ciências.In:Ciênc. educ. (Bauru), v. 7, n. 2, p.249-263, 2001. DOI:http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132001000200008.

Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132001000200008&lng=en&nrm=iso.Acesso em: 24 abr. 2019.

GAUTHIER, C. Ensinar: ofício estável, identidade profissional vacilante. In: SILVA, M. (org.). Pedagogia Cidadã: cadernos de formação: didática. São Paulo: UNESP, Pró-Reitoria de Graduação, p. 11-22, 2003.

PESCE, M.K. Professor pesquisador na visão do acadêmico de licenciatura. In: IX ANPED SUL – SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 2012, Caxias do Sul.Anais [...]Caxias do Sul: Editora da UCS, 2012. v.1. p. 1-15.Disponível em:http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/754/441

Acesso em: 12 mai. 2019.

ROCHA, J. B. T.; SOARES, F. A. O ensino de ciências para além do muro do construtivismo. Cienc. Cult., São Paulo, v. 57, n. 4, p. 26-27, dez. 2005. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252005000400016&lng=en&nrm=iso.Acesso em: 25 fev. 2019.

SEIXAS, R. H. M.; CALABRÓ, L.; SOUSA, D. O. A Formação de professores e os desafios de ensinar Ciências. Revista Thema, v.14, n. 1, p. 289-303, 2017.

UBERLÂNDIA (MG). Edital de processo seletivo de projetos para o Programa de Bolsas de Graduação nº 2/2017. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia – PROGRAD/DIREN, 15 de maio de 2017.

Disponível em:https://www.portal.prograd.ufu.br/servicos/Edital/cronograma/459

Acesso em: 10 mai. 2018.

UBERLÂNDIA (MG). Resolução SEI n. 001-2018, de 28 de fevereiro de 2018.Dispõe sobre o desmembramento da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal – FACIP. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia - CONSELHO UNIVERSITÁRIO. Disponível em http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/resolucaoCONSUN-2018-1.pdf.Acesso em: 17 dez. 2018.

VIEIRA, E.; VOLQUIND, L. Oficinas de ensino? O quê? Por quê? Como?4. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

SPOSITO, N. E. C.; DO CARMO DIAS, T. Formação de professores de Ciências e Biologia para além da sala de aula. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 538–551, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.46046. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46046. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.