Formação de professores de Ciências e Biologia para além da sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.46046Palavras-chave:
Formação Docente, Prática DocenteResumo
Este relato de experiência refere-se às atividades de ensino desenvolvidas no projeto intitulado Laboratório de Ensino: Contribuições para a Formação Discente, decorrente do Edital I\19002/2017/PROGRAD/DIREN, da Universidade Federal de Uberlândia. Ele foi desenvolvido no Laboratório de Ensino (LAEN) do Curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) sob a responsabilidade da bolsista e da coordenadora, durante um período de dez meses,com 20 horas semanais. Participaram das atividades os licenciandos deste e de outros cursos e professores da Educação Básica. A bolsista aprendeu sobre a gestão do LAEN, realizou as seguintes atividades: a Exposição do Acervo do LAEN que consistiu na apresentação do laboratório e seu acervo; a Oficina Criativa promoveu a interação dos participantes com os materiais do laboratório e a Oficina de Moldes em Gesso de Folhas Vegetais, esta última com metodologia para pessoas com deficiência visual. Constatou-se por meio dos relatos escritos pelos participantes após a realização destas atividades que elas foram exitosas demonstrando que o processo formativo dos alunos pode ocorrer para além da sala de aula.
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Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 02/2015, de 1º de julho de 2015. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada.Brasília, Diário Oficial da República Federativa do Brasil, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 11 jan. 2019.
CAMARGO, D. M. P. Universidade e formação de professores: oficinas pedagógicas e transformação da prática docente. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n. 15, p. 99-111, 2003.
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