Experiência docente no Ensino Fundamental I: um olhar para as contribuições de uma Feira de Ciências na alfabetização científica

Autores

  • DAYVISSON LUIS VITTORAZZI CEFET-RJ; Prefeitura Municipal de Castelo - ES http://orcid.org/0000-0001-9907-5173
  • ALCINA MARIA TESTA BRAZ DA SILVA CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.46851

Palavras-chave:

Ensino de ciências. Feira de ciências. Alfabetização científica

Resumo

No presente texto apresentamos o relato de nossa experiência de trabalho com Feira de Ciências, realizada no ano de 2018, em uma escola municipal de Ensino Fundamental do estado do Espírito Santo. O evento se efetivou mediante o desenvolvimento de atividades que incentivaram a problematização de temas cotidianos e o estabelecimento de investigações sobre alimentação, com um grupo de vinte e cinco alunos do 4° ano dessa etapa da Educação Básica. Foi possível notar, de maneira positiva, o envolvimento dos alunos com as atividades, que lhes permitiram a aquisição de conceitos científicos, a participação em discussões, a argumentação de posicionamentos e a concretização de ações científicas. Assumimos, nessa tarefa, o papel de mediadores, o que exigiu esforços no sentido de reestruturar práticas e posturas pedagógicas por meio de reflexões críticas acerca do ensino tradicionalmente aplicado.

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Biografia do Autor

DAYVISSON LUIS VITTORAZZI, CEFET-RJ; Prefeitura Municipal de Castelo - ES

Licenciado em Ciências Biológicas; Especialista em Informática na Educação; Mestre em Ciência, Tecnologia e Educação.

ALCINA MARIA TESTA BRAZ DA SILVA, CEFET-RJ

Graduada em Física. Mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais. Doutora em Educação. Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciência, Tecnologia e Educação/PPCTE do CEFET-RJ.

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Publicado

2019-11-12

Como Citar

VITTORAZZI, D. L.; TESTA BRAZ DA SILVA, A. M. Experiência docente no Ensino Fundamental I: um olhar para as contribuições de uma Feira de Ciências na alfabetização científica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 552–561, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.46851. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46851. Acesso em: 22 jul. 2024.