Proposta de um role-playing game (RPG) como recurso didático para trabalhar espécies exóticas e invasoras

Autores

  • Luan Kelwyny Thaywã Marques da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Luiz Augustinho Menezes da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.65035

Palavras-chave:

TIC'S, Jogos didáticos, ensino de ciências, prática pedagógica, espécies exóticas, espécies invasoras

Resumo

No contexto educacional a temática relacionada às espécies exóticas e invasoras é de grande importância, porém representa um déficit no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que poucos saberes sobre elas são de fato trabalhados. Já é de conhecimento que metodologias alternativas às aulas exposititvas impactam positivamente a prática pedagógica, permitindo trabalhar conteúdos mais densos de maneira mais leve. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho objetivou propor um RPG como recurso didático abordando as espécies exóticas e invasoras. A partir de uma busca em livros didáticos e dados da Plataforma Hórus, foi realizada a síntese de conteúdos para serem abordados no jogo. Para o jogo, foi criada uma versão seguindo o tradicional RPG de mesa e uma versão online, que pode ser acessada por um site dedicado ao jogo. O modelo de mesa visa seguir o padrão estabelecido ao longo dos anos relacionados a RPG’s no qual é possível jogar utilizando de poucos recursos; já o modelo online, objetiva maior facilidade e possibilidade de jogar em qualquer lugar, além de funcionar como proposta educacional para alunos cada vez mais mergulhados em recursos digitais. Com isso, relacionando os conteúdos abordados ao longo do jogo, algumas lacunas do conhecimento sobre essas espécies, bem como a importância do manejo adequado, monitoramento e a distribuição delas ao longo do país podem ser melhor compreendidos.

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Publicado

2022-07-13

Como Citar

SILVA, L. K. T. M. da; SILVA, L. A. M. da . Proposta de um role-playing game (RPG) como recurso didático para trabalhar espécies exóticas e invasoras. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 1–21, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.65035. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/65035. Acesso em: 22 jul. 2024.