O ensino e a aprendizagem em contexto de pandemia

breve reflexão acerca do ensino remoto e seus desdobramentos na prática de ensino

Autores/as

  • Cláudia Rodrigues E.E. Américo René Giannetti E.M. Eurico Silva

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60028

Palabras clave:

Letramento digital., Formação de professores, Ensino Remoto, Tecnologia

Resumen

Embora os estudos referentes ao Letramento Digital atualmente se encontrem em estágio avançado de resultados de pesquisas, assim como o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) têm revolucionado o mundo, criando novas formas de interação entre pessoas, organizações e negócios, no campo educacional ainda se situa o debate sobre as TDICs como um instrumento de inclusão social capaz de proporcionar novas formas de aprendizagem. Isso posto, a proposta deste trabalho é contribuir com reflexões sobre o ensino e a aprendizagem escolar em contexto de pandemia, levando em conta as condições de produção do ensino remoto no ano de 2020. O texto traz alguns questionamentos ressurtidos no campo da Educação sobre o ensinar e o aprender quando as escolas se encontram fechadas e compulsoriamente professores têm como recurso o ensino remoto. Em função disso, questiona-se: as escolas estavam preparadas para a virtualidade? Como os professores têm lidado com as estratégias desafiadoras do ensino remoto? Quais serão os novos desafios que a escola irá passar considerando que a Educação nunca mais será a mesma após o período pandêmico?  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cláudia Rodrigues, E.E. Américo René Giannetti E.M. Eurico Silva

Professora de Língua Portuguesa e Redação nos últimos 20 anos. Mestre em Linguística Aplicada, subárea Linguagens e Tecnologias pela UNICAMP. Atuou como professora em universidades públicas e privadas. Atualmente é professora do Ensino Médio em escola privada e pública, atua também como professora de Língua Portuguesa em escola pública. Acessora e revisora de textos acadêmicos.

Citas

ALVAREZ, S. Depois das gerações Z e Y, chega a geração Alpha a ditar as regras do consumo do futuro. Público. 04 de maio de 2017. Disponível em: Depois das gerações Z e Y, chega a geração Alpha a ditar as regras do consumo do futuro | Opinião | PÚBLICO (publico.pt). Acesso em 05/12/2020.

ARAÚJO, J. C. (org.) Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2007. 281p.

BASÍLIO, A. L. Paulo Freire em seu devido lugar. Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/paulo-freire-em-seu-devido-lugar. Acesso em 24/10/2020.

BRAGA, D. B. Práticas letradas digitais: considerações sobre possibilidades de Ensino e de Reflexão social crítica. In: ARAUJO, Júlio César (org.) Internet & Ensino: novos gêneros, outros desafios. Rio de Janeiro, Editora Lucerna, 2007. p.181-195.

BUZATO, M. E. Letramento digital: um lugar para pensar em internet, educação e oportunidades. In: CONGRESSO IBERO-AMERICANO EDUCAREDE, 3, São Paulo, 2006. Anais... São Paulo: CENPEC, 2006. s/p.

ELIA, M. F., SAMPAIO, F. F. In: Plataforma Interativa para Internet: Uma proposta de PesquisaAção a Distância para professores. Anais do XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 2001.

G1 - Brasil registra 2.331 mortes e 72 mil novos casos de Covid nas últimas 24 horas. G1.com.br, 2021 Disponível em:

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2021/03/20/brasil-registra-23-mil-mortes-e-72-mil-novos-casos-de-covid-nas-ultimas-24-horas.ghtml . Acesso em 21/03/2021.

IPEA 2019 - Internet no Brasil reproduz desigualdades do mundo real: Acesso aos conteúdos digitais é maior entre homens de renda e escolaridade mais altas, aponta estudo do IpeA. IPEA Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=34796 Acesso em 16/10/2020.

LORRAN, T. Educação: Ipea – 96,6% dos alunos sem acesso à Internet no Brasil são da rede pública. Jornal Metrópoles. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/educacao-br/ipea-966-dos-alunos-sem-acesso-a-internet-no-brasil-sao-da-rede-publica Acesso em 08/02/2020.

LUZ, S. Seis milhões de estudantes não têm acesso à internet em casa - Pesquisa do Ipea mostra que inclusão digital é menor no meio rural. Agência Brasil. 02/09/2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/educacao/audio/2020-09/seis-milhoes-de-estudantes-nao-tem-acesso-internet-em-casa Acesso em 06/01/2021.

MARCUSCHI, L. A.; XAVIER, A. C. Hipertexto e gêneros digitais: novas formas de construção do sentido. Rio de Janeiro: Lucerna, 2004. 195p.

ROJO, R. H.; MOURA, E. (Orgs.) Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019. 223p.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Revista Educação e Sociedade. Campinas, vol 23, n. 81, p. 143- 160, dez. 2002. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em 06/05/2020.

STRAUS, W; HOWE, N. The Cycle of Generations. American Demographics, Vol. 13, No. 4, 1991.

TIC EDUCAÇÃO 2019 – Apresentação dos principais resultados para a imprensa. Cetic.br 2019. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/educacao/analises . Acesso em: 06/03/2021.

VALENTE, J. A. Blended Learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em revista, Curitiba, n.4. 2014, p79 a 97. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/er/nspe4/0101-4358-er-esp-04-00079 . Acesso em 04/03/2021.

VALOR INVESTE: BRASIL E POLÍTICA - Coronavírus hoje: Brasil registra média de casos acima de 75 mil por dia pela 1ª vez e média de mortes cresce há um mês. Disponível em: https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2021/03/23/coronavirus-hoje-brasil-registra-media-de-casos-acima-de-75-mil-por-dia-pela-1a-vez-e-media-de-mortes-cresce-ha-um-mes.ghtml Acesso em: 25/03/2021.

XAVIER, A. C. A era do hipertexto: linguagem e tecnologia. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2009. 227p.

Publicado

2021-06-27

Cómo citar

RODRIGUES, C. O ensino e a aprendizagem em contexto de pandemia: breve reflexão acerca do ensino remoto e seus desdobramentos na prática de ensino. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 849–871, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60028. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60028. Acesso em: 22 nov. 2024.