Educação na Era Digital:

Impactos da Tecnologia no Processo de Alfabetização e Letramento na perspectiva dos Multiletramentos

Authors

  • Larissa Lima Universidade Estadual de Montes Claros Author
  • Fabia Magali Santos Vieira Universidade Estadual de Montes Claros Author

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.76264

Keywords:

Sociedade tecnológica. , Alfabetização. , Letramento., Cultura digital. , Tecnologias.

Abstract

This research aimed to analyze the implications of technological society on literacy and reading processes within the framework of digital culture. The study was motivated by the need to understand the social changes brought about by digital technologies, particularly in social interactions and their implications for children's literacy and reading processes, as well as new pedagogical approaches that value the characteristics of the current context. The goal is to contribute to knowledge in the field of educational practices. The theoretical framework was built on studies by Ferreiro (1985), Soares (2011), Vieira and Silvestre (2015), Marcuschi (2008; 2012), and Bakhtin (1986). The methodology adopted in this study follows a qualitative approach (Flick, 2004), utilizing bibliographic research (Gil, 2002). Various sources of knowledge were explored, including books, scientific articles, theses, and dissertations. A systematic search of academic databases was conducted using specific keywords and included relevant primary publications in both Portuguese and English. The analysis of the collected data was carried out using content analysis techniques (Bardin, 2011). It is expected that the results of this research will contribute to expanding discussions on how changes brought about by technologies have impacted children's literacy and reading processes.

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Author Biography

  • Fabia Magali Santos Vieira, Universidade Estadual de Montes Claros

    Doutora em Educação - Linha de Pesquisa: EDUCAÇÃO, MÍDIAS E MEDIAÇÕES CULTURAIS- FE/UnB (2009). Mestre em Ciência da Educação pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona- La Habana/Cuba (2000), título revalidado pela FE/UNB. Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2003). Atuou como professora de Tecnologias Educacionais no Mestrado Profissional em Letras PROFLETRAS/Unimontes, (2013-2019) e no Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO/Unimontes, (2017-2023). Atuou como coordenadora nos projetos: Universidade Aberta do Brasil/Unimontes - Coordenadora Geral, financiado pela CAPES (2006-2010); Projeto de Pesquisa A FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA PELO SISTEMA UAB: SABERES E FAZERES, aprovado na CHAMADA MCTI /CNPq /MEC/CAPES N 18/2012. Atuou como BOLSISTA DE INCENTIVO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO, DESTINADA A SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL, Fapemig, EDITAL: 06/2012 (2012-2013). Atuou como Comissão Técnica do processo de avaliação pedagógica do PNLD 2023 Ensino Fundamental Anos Iniciais (Objeto 4) COGEAM/SEB/MEC. Atualmente professora de Tecnologias Educacionais nos cursos de graduação e pós-graduação Stricto Sensu do Programa de Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros Unimontes. Bolsista do Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES. Coordenadora do projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão : Educar- Laboratório Multiusuário de Tecnologias Digitais na Educação financiado pela Fapemig, Edital N 004/2023 - CENTROS DE TECNOLOGIA E INFRAESTRUTURA PARA PESQUISA NA UEMG E UNIMONTES; Coordenadora do Laboratório de Educação Digital (LED) financiado pelo Fapemig, Edital N 012/2023 - REDES ESTRUTURANTES, DE PESQUISA CIENTÍFICA OU DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO. Coordenadora do projeto de pesquisa OBSERVATÓRIO TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO, financiado pela Fapemig, Edital N 001/2021 - DEMANDA UNIVERSAL. Membro do Projeto de Pesquisa em rede internacional Desenvolvimento de Competências Digitais em Educação, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq ) e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro da Rede Internacional de Educação OnLIFE* RIEOnLIFE . Temas de interesse: Tecnologias Educacionais, Educação a Distância, Redes Colaborativas de Aprendizagem e Formação de Professores.

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Published

2025-08-07

How to Cite

LIMA, Larissa; SANTOS VIEIRA, Fabia Magali. Educação na Era Digital:: Impactos da Tecnologia no Processo de Alfabetização e Letramento na perspectiva dos Multiletramentos. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.76264. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/76264. Acesso em: 5 dec. 2025.

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