O uso pedagógico de Tecnologias Digitais

formação continuada de professores do Bloco Alfabetizador do Ensino Fundamental

Autores

  • Valéria Nascimento Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Ingrid Ribeiro da Gama Rangel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0002-1804-535X

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60027

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Formação Continuada, Alfabetização, Letramento

Resumo

O Bloco Alfabetizador tem como principal objetivo desenvolver os processos de alfabetização e letramento. Em uma sociedade cada vez mais informatizada, faz-se de suma importância que as práticas de ensino contem com os recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O uso pedagógico das TDIC demanda constante atualização docente. A formação continuada, neste contexto, é fundamental. Por esta razão, o presente artigo tem por objetivo apresentar a análise da investigação de algumas contribuições de um curso de formação continuada para professores do Bloco Alfabetizador do Ensino Fundamental quanto ao uso pedagógico das TDIC. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem. Quanto aos procedimentos, foi realizada uma intervenção pedagógica que se deu por meio de um curso de formação continuada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas com roteiros de perguntas estruturadas. As interações e discussões realizadas nos fóruns e as atividades propostas constituíram-se nas fontes dos dados, que foram analisados a partir do aporte teórico apresentado na revisão da literatura. Os resultados apontaram para a importância da formação continuada na profissão docente, considerando a necessidade de atualização para a adoção de novos recursos, como as TDIC, no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 23 fev. 2019.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 23 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 23 fev. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.274, de 6 de fevereiro de 2006. Altera a LDB e estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, dispondo sobre a duração de 9 (nove) anos para o ensino fundamental, com matrícula obrigatória a partir dos 6 (seis) anos deidade. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11274.htm. Acesso em: 23 fev. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CEB nº 11, de 7 de julho de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove)anos. Diário Oficial da União, Brasília, 9 de dezembro de 2010, seção 1, p. 28. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6324-pceb011-10&category_slug=agosto-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 23 fev. 2019.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Brasília: MEC/Câmara de Educação Básica, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb007_10.pdf. Acesso em: 04 jul. 2019.

COSCARELLI, C. V.; RIBEIRO, A. E. (Orgs.). Letramento Digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. 3. ed. Belo Horizonte: Ceale, Autêntica, 2017.

COSTA, F. A. et al. Repensar as TIC na Educação: O professor como agente transformador. Carnaxide: Santillana, 2012. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/299455917_Repensar_as_TIC_na_Educacao_O_Professor_como_Agente_Transformador. Acesso em: 22 jun. 2019.

COSTA, B. D. S.; RIBEIRO, G. C.; GUEDES, A. M. A. Google Drive como recurso tecnológico de acompanhamento da aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 3., 2016, Natal. Anais [...]. Natal, 2016, p. 1-6. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/21161. Acesso em: 30 jan. 2020.

DAMIANI, M. F. Sobre pesquisas do tipo Intervenção. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO 16, 2012, Campinas. Anais [...]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 2012, p. 2882-2890.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, R. V. de; LIMA, M. S. S. As novas tecnologias na educação: desafios atuais para a prática docente. Anais [...], p. 1-8, 2010. Disponível em: http://educonse.com.br/2010/eixo_09/e9-89.pdf. Acesso em: 12 maio 2018.

GALLON, M. da S. et al. Contribuições sobre a utilização do aplicativo whatsapp na formação continuada de professores. Revista Conhecimento Online, v. 2, p. 114-130, mai./ago., 2019. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1574. Acesso em: 26 jan. 2020.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

LÉVY, P. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

MARQUES, M. C. P. D.; GOMES, J. P. S. B. A.; GOMES, A. J. A. A integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no ambiente escolar. Revista Ágora, [S.l.], v. 1, n. 01, jun. 2017. ISSN 2526-9712. Disponível em: https://www.fasar.com.br/revista/index.php/agora/article/view/21. Acesso em: 22 jun. 2019.

MINAYO, M. C. de S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 33 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MISKULIN, R. G. S.; VIOL, J. F. As práticas do professor que ensina matemática e suas inter-relações com as tecnologias digitais. Revista Ecurriculum, São Paulo, v. 12, n. 2, p.1311-1330, 2014. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/20312/15385. Acesso em: 07 jul. 2019.

MOLIN, S. L.; RAABE, A. Novas tecnologias na educação: transformações da prática pedagógica no discurso do professor. Acta Scientiarum Education, v. 34, n. 2, p. 249-259, jul./dez., 2012. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/16485. Acesso em: 22 jun. 2019.

MOREIRA, J. A.; MONTEIRO, A. M. R. Formação e ferramentas colaborativas para a docência na web social. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 379-397, 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1891. Acesso em: 31 jan. 2020.

NUNES, C. S. et al. Aprendizagem Organizacional e Ambientes Virtuais de Aprendizagem: um estudo sobre o Moodle. Revista de Informática Aplicada, v. 11, n. 1, p. 50-57, 2015.

SCHMIDT, L. L.; FURGHESTTI, M. L. da S. A lei nº 11.274/2006 e sua implicação na prática cotidiana das classes de alfabetização. Perspectiva, v. 34, n. 1, p. 223-239, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p223/31948. Acesso em: 04 jul. 2019.

SOARES, M. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. Minas Gerais, n. 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr. 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413- adenilsoncunha@uesb.br 24782004000100002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 24 fev. 2019.

STOCKMANNS, J. I.; FONSECA, N. R. Alfabetização e Aprendizagem: uma reflexão sobre a Base Nacional Comum Curricular. Notandum, n. 50, p. 85-102, maio/ago. 2019. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/notandum/article/view/47330. Acesso em: 13 out. 2019.

Downloads

Publicado

2021-06-24

Como Citar

MOREIRA, V. N.; RIBEIRO DA GAMA RANGEL, I. O uso pedagógico de Tecnologias Digitais: formação continuada de professores do Bloco Alfabetizador do Ensino Fundamental . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 468–483, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60027. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60027. Acesso em: 21 nov. 2024.