O uso pedagógico de Tecnologias Digitais

formação continuada de professores do Bloco Alfabetizador do Ensino Fundamental

Autores

  • Valéria Nascimento Moreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense
  • Ingrid Ribeiro da Gama Rangel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos Centro, Campos dos Goytacazes/RJ https://orcid.org/0000-0002-1804-535X

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60027

Palavras-chave:

Tecnologia Digital, Formação Continuada, Alfabetização, Letramento

Resumo

O Bloco Alfabetizador tem como principal objetivo desenvolver os processos de alfabetização e letramento. Em uma sociedade cada vez mais informatizada, faz-se de suma importância que as práticas de ensino contem com os recursos das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). O uso pedagógico das TDIC demanda constante atualização docente. A formação continuada, neste contexto, é fundamental. Por esta razão, o presente artigo tem por objetivo apresentar a análise da investigação de algumas contribuições de um curso de formação continuada para professores do Bloco Alfabetizador do Ensino Fundamental quanto ao uso pedagógico das TDIC. A metodologia utilizada foi uma pesquisa qualitativa, quanto à abordagem. Quanto aos procedimentos, foi realizada uma intervenção pedagógica que se deu por meio de um curso de formação continuada. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas com roteiros de perguntas estruturadas. As interações e discussões realizadas nos fóruns e as atividades propostas constituíram-se nas fontes dos dados, que foram analisados a partir do aporte teórico apresentado na revisão da literatura. Os resultados apontaram para a importância da formação continuada na profissão docente, considerando a necessidade de atualização para a adoção de novos recursos, como as TDIC, no processo de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

MOREIRA, V. N.; RIBEIRO DA GAMA RANGEL, I. O uso pedagógico de Tecnologias Digitais: formação continuada de professores do Bloco Alfabetizador do Ensino Fundamental . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 468–483, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60027. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60027. Acesso em: 22 dez. 2024.