A utilização de um livro paradidático como recurso pedagógico no componente curricular Educação Física para pensar a Inclusão escolar e esportiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.58811

Palabras clave:

Esporte adaptado, Recurso alternativo, Educação Inclusiva, Livros Paradidáticos, Educação Física

Resumen

A aplicação de livros paradidáticos para contextualizar e disseminar conhecimentos se coloca promissor na Educação Básica. Neste estudo, utilizamos um livro paradidático com a temática prática esportiva do vôlei sentado com inclusão no espaço escolar em que avaliamos a sua aplicabilidade à melhor apropriação de regras e situação de jogo. Procedemos com a leitura e reflexões sobre o livro com escolares do 1ºano médio, seguido de intervenções prática do vôlei adaptado para posterior diagnóstico através de pesquisa na Escala Likert e questões discursivas sobre a pertinência do livro ao processo de aprendizagem sobre a temática em estudo. Os participantes relatam ser significante o processo lúdico com o livro paradidático à aprendizagem de novos conhecimentos dentro de um campo de saberes sobre inclusão escolar e esportiva, temática pouco ou nada discutida à formação social dos estudantes no âmbito escolar. Constata-se descuido no processo de ensino por não trabalhar o tema com a devida seriedade necessária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Kênio Erithon Cavalcante Lima, UFPE

Doutor em Educação, Professor na Universidade Federal de Pernambuco kenio.lima@ufpe.br

Keoma Tabosa Guimarães Matias, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Educação Física (PPGEdu/UFPE). Professor da Educação Básica.

Ernani Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação, Professor na Universidade Federal de Pernambuco -Professor de Educação Inclusiva com grande experiência, lotado no Núcleo de Ciências Biológicas (CAV-UFPE)

Citas

ANDRADE, L. D. Concepções sobre Educação Inclusiva em uma escola regular da rede federal em Minas Gerais. Trabalho de Conclusão do Curso de Especialização em Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Cuiabá -MT, 2009. 114 f. Disponível em: bento.ifrs.edu.br/site/midias/.../ 20100611100471luciana_dantas_ andrade.pdf. Acesso em: 22/ ago./ 2017.
ARANTES, A. R. Elaboração de um material didático de Física: Textos e Experimentos. Dissertação de Mestrado do Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP), 2002. Disponível em: www.teses.usp.br/teses/.../76/76132/tde-04022014. Acesso em 22/ fev./ 2017.
ARAÚJO JR, D. A. Educação Física na escola inclusiva: Estudo de caso de uma escola regular em Salvador, Bahia, Brasil. Revista Unijorge, V. 13, N. 34, 2012. Disponível em: http://revistas.unijorge.edu.br/.../artigo13_34.pdf. Acesso em: 13 / fev./ 2017.
ASSIS, A.; TEIXEIRA, O. P. B. Algumas reflexões sobre a utilização de textos alternativos em aulas de Física. IV ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru – SP, 2003. Disponível em: fep.if.usp.br/~profis/ arquivos/ivenpec/... /Orais/ORAL029.pdf. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
BACHELARD, G. A Formação do Espírito Científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 7 ed. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo, (trad.) RETO, A. L. A. São Paulo: Edições 70, 2011.
BIANCONI, E. C.; MUNSTER, M. A. V. Educação Física e pessoas com deficiências: considerações sobre as estratégias de inclusão no contexto escolar. In.:IX Congresso Nacional de Educação – EDUCERE; III Encontro Sul-Americano de Psicopedagogia, PUCPR, 2009. Disponível em: www.pucpr.br/eventos/educere/ educere2009/... /pdf/1995_991.pdf. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
BRASIL, A Educação Física Escolar Especial, a Inclusiva e as Paraolimpíadas. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2011. 191p. – (Série ação parlamentar; n.435). Disponível em: C:/Users/US/.../educacao_inclusiva.pdf. Acesso em 22/ fev./ 2017.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/... Acesso em: 06 de jul. de 2017.
BRASIL, LEI Nº 13.146, de 6 de julho de 2015: Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146. Acesso em: 05/ mai./ 2018.
BRASIL, LEI Nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: portal.mec.gov.br/seesp/.../pdf/lei9394_ ldbn1.pdf. Acesso em: 06/ jul./ 2017.
BUSTO, R. M. A deficiência e o esporte paraolímpico. In: VII Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – Londrina-PR, 08 a 10 novembro de 2011, p. 2400-2422. Disponível em: www.uel.br/eventos/... /pages/arquivos/.../esporte/222-2011.pd. Acesso em: 01/ out./ 2017.
CARDOSO, V. D. A reabilitação de pessoas com deficiência através do desporto adaptado. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v.33, n.2, 2011, p. 529-539. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbce/v33n2/17.pdf. Acesso em: 10 / ago. / 2017.
COSTA, A. M.; SOUSA, S. B. Educação Física e Esporte Adaptado: história, avanços e retrocessos em relação aos princípios da integração/inclusão e perspectivas para o século XXI. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v.25, n.3, 2004, p. 27-42. Disponível em: www.revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/.../236/238. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
COSTA, V. B. Inclusão escolar na educação física: reflexões acerca da formação docente. Revista Motriz, v.16 n.4, 2010, p.889-899. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php?pid=S1980-65742010000400009&script=sci...tlng. Acesso em 10/ set./ 2017.
CURY, C. R. J. Direito à Educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, 2002, p. 245-262. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0100-15742002000200010. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
DÍAZ, F.; BORDAS, M.; GALVÃO, N.; MIRANDA, T. (Org.) Educação inclusiva, deficiência e contexto social: questões contemporâneas - Salvador: EDUFBA, 2009. 354p.
GOMES, N. L. (Org). Desigualdades e diversidade na educação. Educação &. Sociedade, v.33, n.120, Campinas, 2012, p. 687-693. Disponível em: www.scielo.br/ scielo.php? script=sci_/.../ =S0101-73302012000300002. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
LIMA, G. H.; SANTOS, J. P. J.; LIMA, K. E. C. Livros Paradidáticos produzidos por estudantes como proposta de avaliação na perspectiva da Taxonomia de Bloom. Revista da SBEnBio, n.9, 2016. Disponível em: www.sbenbio.org.br/.../wp-content/uploads/renbio-9/pdfs. Acesso em: 08/ set./ 2017.
MALHEIROS, B. T. Metodologia da Pesquisa em Educação. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar : o que é? por quê? como fazer? Coleção cotidiano escolar. São Paulo: Moderna, 2003.
MELO, E. A. A. Livros paradidáticos de língua portuguesa para crianças: uma fórmula editorial para o universo escolar. 2004. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas.
MUNAKATA, K. Produzindo Livros didáticos e paradidáticos. Tese de doutorado em História e Filosofia da Educação (PUC-SP), 1997. Disponível em: http://www.academia.edu/ 3763517/.../ A1ticos. Acesso em 22/ fev./ 2017.
PRECIOSO, N. L.; SALOMÃO, S. R. Leitura em aulas de Ciências: a contribuição dos Livros Paradidáticos. Revista da SBEnBio, 2014. Disponível em: www.sbenbio.org.br/ wordpress/wp-content/uploads/2014/11/R0519-1. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
RODRIGUES, M. A. A leitura e a escrita de textos paradidáticos na formação do futuro professor de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 3, p. 765-781, 2015.
SILVA, A. A. C.; MARQUES, R. F. R.; PENA, L. G. S.; MOLCHANSKY, S.; BORGES, M.; CAMPOS, L. F. C. C.; ARAÚJO, P. F.; GORLA, J. I. Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v.27, n.4, 2013, p. 679-687. Disponível em: www.scielo.br/pdf/rbefe/v27n4/aop_1013.pdf. Acesso em: 12/ set./ 2017.
SILVA, T. S., LANDIM, M. F. e SOUZA, V. R. M. A utilização de recursos didáticos no processo de ensino e aprendizagem de ciências de alunos com deficiência visual. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.13, n.1, 2014, p.32-47. Disponível em: reec.uvigo.es/volumenes/volumen13/REEC_13_1_3_ex710.pdf. Acesso em: 02/ ago./ 2017.
SOARES, F. R.; ALVES, C. M. Teoria e prática a caminho da inclusão na educação física escolar. In.: II Seminário de Estudos em Educação Física Escolar, 2008, São Carlos. Anais... São Carlos: CEEFE/UFSCar, 2008, p.222-254. Disponível em: www.eefe.ufscar.br/upload/6.pdf. Acesso em: 10/ ago./ 2017.
SOUZA, J. P. Uma introdução dos livros paradidáticos no ensino de matemática. In: VI Congresso Internacional de Ensino da Matemática, ULBRA – Canoas – Rio Grande do Sul- Brasil 16, 17 e 18 de outubro de 2013. Disponível em: www.conferencias.ulbra.br/ .../ciem/vi/.../826/320. Acesso em: 13/ fev./ 2017.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

CAVALCANTE LIMA, K. E.; TABOSA GUIMARÃES MATIAS, K.; NUNES RIBEIRO, E. A utilização de um livro paradidático como recurso pedagógico no componente curricular Educação Física para pensar a Inclusão escolar e esportiva . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1156–1175, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.58811. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/58811. Acesso em: 23 nov. 2024.