Utilização de texto jornalístico para o ensino de eletricidade
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64205Palavras-chave:
Ensino de Física, Eletricidade, Notícias jornalísticasResumo
Os conteúdos jornalísticos estão presentes no cotidiano de diversas formas e trazem conhecimentos acadêmicos de forma aplicável. A partir dessa percepção, este trabalho foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio de uma Escola de Educação Especial de Minas Gerais. Abordou-se a temática Eletricidade, tendo como ponto inicial uma matéria jornalística que apresentava o quantitativo de raios que caem no país e meios para que a população possa se proteger de tais descargas elétricas. Este trabalho foi desenvolvido a partir dos pressupostos de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, no qual foram utilizados diários de campo como instrumento de controle dos dados e a análise baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Em relação à utilização desse material para o desenvolvimento das aulas de Eletricidade, verificou-se que ele chama a atenção dos estudantes e possibilita maior participação, pois as notícias jornalísticas estão mais próximas de seus cotidianos e propiciam a aproximação e apropriação dos conceitos abordados.
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