Utilização de texto jornalístico para o ensino de eletricidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64205

Palavras-chave:

Ensino de Física, Eletricidade, Notícias jornalísticas

Resumo

Os conteúdos jornalísticos estão presentes no cotidiano de diversas formas e trazem conhecimentos acadêmicos de forma aplicável. A partir dessa percepção, este trabalho foi desenvolvido com estudantes do Ensino Médio de uma Escola de Educação Especial de Minas Gerais. Abordou-se a temática Eletricidade, tendo como ponto inicial uma matéria jornalística que apresentava o quantitativo de raios que caem no país e meios para que a população possa se proteger de tais descargas elétricas. Este trabalho foi desenvolvido a partir dos pressupostos de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, no qual foram utilizados diários de campo como instrumento de controle dos dados e a análise baseou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Em relação à utilização desse material para o desenvolvimento das aulas de Eletricidade, verificou-se que ele chama a atenção dos estudantes e possibilita maior participação, pois as notícias jornalísticas estão mais próximas de seus cotidianos e propiciam a aproximação e apropriação dos conceitos abordados.

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Biografia do Autor

Heloisa Fernanda Francisco Batista, Escola Estadual Novo Horizonte - Educação Especial

Graduada em Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia (2018), graduada em Matemática (Licenciatura) pela Faculdade Educacional da Lapa (2020), Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Educamais, Especialista em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar pela Faculdade de São Marcos (2020), Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2021), Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Elisson Andrade Batista

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás (UFG); graduado em Matemática Licenciatura pela Faculdade Educacional da Lapa (FAEL); Mestre e Doutor em Física pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU); ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5075-8421; e-mail elisson.fisica@gmail.com

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

FRANCISCO BATISTA, H. F.; ANDRADE BATISTA, E. Utilização de texto jornalístico para o ensino de eletricidade. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64205. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64205. Acesso em: 22 jul. 2024.