A sequência de Fibonacci e as ondas de Elliott no ensino de Matemática Financeira: propostas didáticas com análise de mercado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.78331

Palavras-chave:

Educação Matemática, Sequência de Fibonacci, Ondas de Elliott, Mercado financeiro, Ensino médio

Resumo

Este artigo propõe o uso da sequência de Fibonacci e da teoria das ondas de Elliott como ferramentas pedagógicas para o ensino de matemática financeira no Ensino Médio. Com base na análise técnica de ativos do mercado de capitais, são apresentadas estratégias de ensino que aliam conceitos matemáticos a contextos reais de investimento, promovendo um aprendizado significativo e contextualizado. A proposta permite que estudantes desenvolvam habilidades como leitura de gráficos, interpretação de dados financeiros e tomada de decisão com base em análise matemática, fomentando a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para a vida financeira.

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Biografia do Autor

  • Pedro Lucas Coswosk Cosme, Universidade Federal do Espírito Santo

    Graduado em Matemática Industrial pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Participou de projetos de iniciação científica e realizou uma visita técnica no estaleiro da empresa Jurong, no estado do Espírito Santo. Atualmente é estudante de mestrado em Matemática Aplicada e Modelagem Computacional pela UFES.

  • Andre Luiz Alves, Universidade Federal do Espírito Santo. Departamento de Ciências Nateurais

    Possui graduação em Física (Bacharelado e Licenciatura). É doutor na área de ciências da natureza, com enfoque em física da matéria condensada. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Espírito Santo, atuando na área de ensino de ciências e matemática.

  • Sérgio Souza Bento, Universidade Federal do Espírito Santo. Departamento de Matemática Aplicada.

    Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (2007) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espirito Santo (2018). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Espírito Santo, no campus de São Mateus. Atuando na área de computação científica e desenvolvimento de métodos numéricos para equações diferenciais. Tem interesse também na área de modelagem matemática em finanças.

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Publicado

2025-09-10

Como Citar

COSWOSK COSME, Pedro Lucas; ALVES, Andre Luiz; SOUZA BENTO, Sérgio. A sequência de Fibonacci e as ondas de Elliott no ensino de Matemática Financeira: propostas didáticas com análise de mercado. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.78331. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/78331. Acesso em: 23 dez. 2025.

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