Produção de significados sobre roldanas a partir do uso dos aplicativos "Física na escola LITE" e "FlipaClip"

Autores

  • José Marreiros de Souza Neto
  • Hawbertt Rocha Costa
  • Maria Consuelo Lima

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.1.46278

Palavras-chave:

Física na escola LITE.FlipaClip-Simulação. Aplicativos digitais. Ensino fundamental. Ensino de ciência.

Resumo

Este trabalho mostra a produção de significados dealunos numa escola privada, sobre conteúdos de roldanas fixas e móveis, a partir dos aplicativos “Física na escola LITE” e “FlipaClip-Simulação”, utilizados como objeto de aprendizagem. O primeiro aplicativo permitiu investigar a produção de significados dos conteúdos estudados e o segundo foi utilizado para desenvolver simulações com roldanas. A abordagem teóricoteve base nos estudos de Wertsch (1998) que trata ferramentas culturais como meios mediacionais que podem influenciar no processo de aprendizagem. A metodologia de ensino teve apoio numa sequência didática com o uso de aplicativos, vídeos sobre roldanas móveis, questionário e entrevistas com alunos. Os resultados mostraram que os alunos, em sua maioria, foram motivados pelas ferramentas de aprendizagem, potencializando suas habilidades e competências durante o estudo,produzindo significados próprios. Observou-se, entretanto, que o uso dos aplicativos foi rejeitado por alguns alunos, que expressaram desinteresse por aplicativos digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Marreiros de Souza Neto

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (UFMA). Bolsista FAPEMA

Hawbertt Rocha Costa

Doutor em Educação para a Ciências, Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão no Campus Bacabal e Professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, no Campus São Luís - MA.

Maria Consuelo Lima

Doutora em Física, Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão (UFMA); coordenadora do grupo Pesquisa em Ensino de Ciência junto ao Departamento de Física da UFMA. Professora e Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática

Referências

ARANHA, C. P.;ROCHA, J. R.; BOTTENTUIT, J. B. J.; BORGES JÚNIOR, M.Levantamento sobre aplicativos disponíveis na Play Store e App Store aplicados ao ensino de Ciências. Revista Tecnologias na Educação, ano 9, v. 22, n. 22, 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

GOWDAK, D.O.; MARTINS, E. L.Ciências novo pensar Química e Física, 9.º ano. 1.ed. São Paulo: FTD, 2012.

MATTAR, J. Games em Educação: Como os Nativos Digitais Aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MÁQUINAS SIMPLES - Alavancas. Produção de Coronet (secondedition), 1984. Vídeo de média duração (11 minutos e 53 segundos). Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=SL7bxTDhlEw>. Acesso em: 03 out. 2017.

MOREIRA, M. A. A pesquisa básica em educação em Ciências: uma visão pessoal. Porto Alegre: Instituto de Física, UFRGS, 2003.Disponível em:<https://www.if.ufrgs.br/~moreira/Pesquisa.pdf>. Acesso em: 05 fev. 2018

PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

PEREIRA, A. P.; OSTERMANN, F. A Aproximação sociocultural à mente, de James V. Wertsch, e implicações para a educação em ciências. Ciências e Educação, v. 18, n. 1, p. 23-39, 2012.

ROLDANAS. Produção de Coronet (secondedition), 1984. Vídeo de média duração (11 min e 46 seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_2KfIUj77a4>. Acesso em: 03 out. 2017.

TECHTUDO. Tudo sobre FlipaClip. [S.l.: s.n.], 2017. Disponível:.Acesso em: 28 nov. 2017.

UNESCO, O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília: UNESCO, 2014.

UPTODOWN. Tudo sobreCandyCrushSaga.[S.1.: s.n.], 2019. Disponível:<https://www.microsoft.com/pt-br/p/candy-crush-saga/9nblggh18846?activetab=pivot:overviewtab >. Acesso em: 10/04/2019.

UPTODOWN.TudosobreLittle Big City.[S.1.: s.n.], 2018. Disponível:<https://little-big-city.br.uptodown.com/android>. Acesso em: 10/04/2019.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2009.

WERTSCH, J. V.Mind as action. New York: Oxford University Press, 1998.

WERTSCH, J. V. Vygotsky and the social formation of mind.Cambridge: Harvard University Press, 1985.

Downloads

Publicado

2019-05-07

Como Citar

SOUZA NETO, J. M. de; COSTA, H. R.; LIMA, M. C. Produção de significados sobre roldanas a partir do uso dos aplicativos "Física na escola LITE" e "FlipaClip". Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 96–110, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.1.46278. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/46278. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias Digitais na Educação