Cenários investigativos

abordagem interdisciplinar entre matemática, ciências e robótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.2.64572

Palavras-chave:

Cenários investigativos. Robótica educacional. Metodologias de ensino.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática (SD), conjunto de atividades interligadas com propósitos pedagógicos, baseada em etapas de uma investigação científica e utilizando cenários de investigação como meio prático de ensino. A forma motivadora, dinâmica e interdisciplinar de ensino apresenta-se em meio ao baixo interesse educacional das crianças devido à aplicação de metodologias incoerentes com seu contexto educacional. Assim, SDs apresentam em sua construção o fazer do professor em relação aos conteúdos e estratégias. A proposta reside em analisar e criar uma horta e divide-se em etapas que visam inserir o aluno no contexto educacional de forma reflexiva, bem como à pesquisa investigativa. As SDs construídas com base em cenários de investigação permitem um repensar da educação através de uma proposta de ensino em que se possa, ao mesmo tempo, motivar o aluno e trazer a possibilidade de compreensão, aplicação e reflexão acerca das diferentes tecnologias e ferramentas para o aprendizado, tudo isso por meio do método científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANDRADE, M. M. Pesquisa científica: noções introdutórias. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2003.

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2009.

ARCENO, E. F. Percebendo a falta de percepção. Pedagogia em Foco, Iturama, v.18, n.1, p. 18-23, ago./out. 2008. Disponível em: https://www.periodicosdeminas.ufmg.br/periodicos/pedagogia-em-foco-2/. Acesso em: 06 jul. 2021.

AZEVEDO, S. A.; PITTA, R. Minicurso: Introdução a Robótica Educacional. Informática educativa, São Paulo, v. 17, n.4, p. 12-21, jan./mar. 2009. Disponível em: http://www.sbpcnet.org.br/livro/62ra/minicursos/MC%20Samuel%20Azevedo.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.

AGUIAR, D. S. Robótica educacional com Arduino como ferramenta didática para o ensino de física. 173 f. Dissertação (Mestrado em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Ceará, 2017.

BASSANEZI, Rodney Carlos. Modelagem Matemática: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2015.

BASTOS, M. J. et al. O baixo rendimento dos alunos no ensino fundamental. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 09, 2021, encontro online-SP: 2021. p.4

BEHRENS, M. A.; ANDREOLI, F. N.; TORRES, P. L. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Revista Contrapontos, Petrópolis, v.12, n. 2, p. 179-188, mai/ago 2012. Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/download/2193/2242. Acesso em: 06 jul. 2021.

BOUFLEUER, P. A escola que avalia e que é avaliada: o papel da escola na construção de um mundo humano comum. Revista Educação, Porto Alegre, v.36 n.2, p. 240-249, 2013. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index. php/faced/article/view/12014. Acesso em: 12 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BROCKVELD, M. V. A Cultura Maker em prol da inovação: boas práticas voltadas a sistemas educacionais. Anprotec, São Paulo, v.12, n.1, p. 198-214, jul. 2017. Disponível em: https://via.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/11/maker.pdf. Acesso em: 30 set. 2021.

CABRAL, N. F. Sequências didáticas: estrutura e elaboração. Belém - PA: SBEM, 2017.

CAVALCANTI, M. H.; RIBEIRO, M. M.; BARRO, R. B. Planejamento de uma sequência didática sobre energia elétrica na perspectiva CTS. Revista Ciência e Educação, Bauru, v.24, n.4, p. 859- 874, jun/jul 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329347176_Planejamento_de_uma_sequencia_didatica_sobre_energia_eletrica_na_perspectiva_CTS. Acesso em: 06 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320180040004.

CRIBB, S. P. Contribuições da educação ambiental e horta escolar na promoção de melhorias ao ensino, à saúde e ao ambiente. REMPEC - Ensino, Saúde e Ambiente, Rio Grande do Sul, v.3 n. 1 p. 42-60 2010. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/download/21103/12577/77516. Acesso em: 02 nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i1.a21103.

DEL-MASSO, M.; COTTA, M. A.; SANTOS, M. A. Pesquisa científica e senso comum. Unesp, São Paulo. v.14, n.1, p. 08-21, 2014. Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/unesp/155305. Acesso em: 09 out. 2021.

DINIZ NETO, L. MATOS, E. Uma Abordagem Descartesiana do Plano Cartesiano – Desafios e contribuições para aprendizagem e formação docente. 1ª ed. - Rio de Janeiro: PoD, 2020.

FAUSTINO, A. C.; PASSOS, C. B. Cenários para investigação e resolução de problemas: reflexões para possíveis caminhos. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 2, n. 3, p. 198-214, jul./dez. 2013. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/educacaoelinguagens/article/viewFile/640/376. Acesso em: 02 out. 2021.

FRANZIM, R; LOVATO, A. Criatividade: mudar a educação, transformar o mundo. 1. Ed. São Paulo: Ashoka, 2019.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HADJI, C. Avaliação as regras do jogo: das intenções aos instrumentos. Porto, Portugal: Porto Editora, 1994.

MÉHEUT, M.; PSILLOS, D. Teaching-learning sequences: aims and tools for Science education research. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 26, n. 5, p. 515-535, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09500690310001614762. Acesso em: 8 out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/09500690310001614762.

MORAES, C. R.; VARELA, S. Motivação do Aluno Durante o Processo de Ensino-Aprendizagem. Revista Eletrônica de Educação. Rio de Janeiro v.1, n.1, 2007. Disponível em: https://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_06.pdf. Acesso em 25 out. 2021.

NÉRICE, I. Didática geral dinâmica. 10 ed. São Paulo: Atlas, 1987.

OTTO, P. A importância do uso das tecnologias nas salas de aula nas series iniciais do ensino fundamental I. 2016.Trabalho pós graduação (Cultura digital) - Universidade Federal Santa Catarina. Florianópolis, 2016.

PEREIRA, J. C.; TEIXEIRA, M. F. Alfabetização científica, letramento científico e o impacto das políticas públicas no ensino de ciências nos anos iniciais: uma abordagem a partir do PNAIC. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10, 2015, X Encontro Águas de Lindóia-SP: 2015. p.5.

SALES, G. L. QUANTUM: um software para aprendizagem dos conceitos da física moderna e contemporânea. 2005. 103 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico ou Profissional em 2005) - Universidade Estadual do Ceará, 2005.

SCHERER, D.; SILVA, N. Robótica Educacional de Baixo Custo: Arduino como Ferramenta Pedagógica. In: V congresso sobre tecnologias na educação (CTRL+E 2020), 1, 2020 João Pessoa. p. 31-41. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11418/11281. Acesso em: 27 set. 2021. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11418.

SILVA, M.A.F. Método científico. Curitiba: IBPEX, 2004. p. 15-26.

SILVA, W. A. Aplicando a computação física e o arduino para o apoio ao ensino de programação com base na abordagem motivacional arcs. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 4, n. 3, p. 124-130, jul./dez. 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/1234 56789/15756/1/WCS08022019.pdf. Acesso em: 14 ago. 2021.

SILVEIRA, C. Metodologia da Pesquisa. 2 ed. Florianópolis: Publicação do IF-SC, 2011.

SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. Tradução de Jonei Cerqueira Barbosa. Bolema, São Paulo, v. 13, n.14, 2000 p.66-91, Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635/7022. Acesso em: 15 ago. 2021.

VIEIRA, F. A.; ARAÚJO NETO, J. N.; SOUZA, N. O. Tecnologias Digitais e Modelagem Matemática Aplicadas ao Estudo de Equações Diferenciais de Primeira Ordem – Desafios e contribuições para aprendizagem e formação docente. 1ª ed. - Rio de Janeiro: PoD, 2020.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

LIMA, F.; MATOS, E. . . Cenários investigativos: abordagem interdisciplinar entre matemática, ciências e robótica. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 1–21, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.2.64572. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64572. Acesso em: 22 nov. 2024.