Aplicação de RPG educacional em caráter remoto no Ensino Médio

modelo atômico de Bohr e Espectroscopia Estelar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64520

Palavras-chave:

RPG, Metodologia ativa, Astronomia, Espectroscopia Estelar, Modelo atômico de Bohr

Resumo

O uso do RPG (Role Playing Game) educacional tem crescido nos últimos tempos, pois pode proporcionar aos alunos uma aprendizagem ativa, desenvolvendo sua autonomia, colaboração e criticismo. Assim, neste trabalho, é apresentada uma sequência didática que faz uso do RPG para o ensino de modelo atômico de Bohr, a partir da espectroscopia estelar. Também são apresentados os resultados de aplicação da atividade para uma turma de Física do Ensino Médio, evidenciando indícios de aprendizagem.

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Biografia do Autor

Camila Maria Sitko, UFPR

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina-PR; Técnica de Laboratório de Física na Universidade Federal do Paraná; Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4620-1388; e-mail: camilasitko@yahoo.com.br

Leandro Carlos Lima Freitas, Secretaria Municipal de Educação de Açailândia

Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Docente na Secretaria Estadual de Educação do Estado do Maranhão; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2783-7121; e-mail: leoitgma@hotmail.com

Wendel Lisboa Costa, Unifesspa

Licenciando em Química pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5327-1256; e-mail: wendelcosta@unifesspa.edu.br

Maria Liduina das Chagas, Unifesspa

Doutora em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Docente no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5102-0154; e-mail: liduina@unifesspa.edu.br

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

SITKO, C. M.; FREITAS, L. C. L.; COSTA, W. L.; CHAGAS, M. L. das. Aplicação de RPG educacional em caráter remoto no Ensino Médio: modelo atômico de Bohr e Espectroscopia Estelar. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64520. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64520. Acesso em: 22 dez. 2024.