Explorando a frase nominal em práticas de leitura, escrita e análise linguística
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64190Palavras-chave:
Frase nominal, Função verbal, Enunciação, DialogismoResumo
Discutimos o tratamento oferecido à frase nominal em livros didáticos, que dão pouco espaço a este tipo sentencial. Analisamos a frase nominal a partir de perspectivas propostas por Émile Benveniste e pelo Círculo de Bakhtin, chamando a atenção para propriedades sintáticas e discursivas, em especial aquelas que permitem estabelecer contrastes com a frase verbal. Também apresentamos uma proposta para analisar enunciados sem verbo em sala de aula, com o relato de uma oficina para práticas de leitura, escrita e análise linguística na qual alunos do ensino básico desenvolveram atividades voltadas ao reconhecimento de formas e funções da frase nominal em textos de diferentes gêneros do discurso.
Downloads
Referências
AZEVEDO, R. Assumiram risco de matar em massa por ação e omissão. E mataram. Genocídio. UOL Notícias, 10 ago. 2020. Disponível em https://noticias.uol.com.br/colunas/reinaldo-azevedo/2020/08/10/assumiram-risco-de-matar-em-massa-por-acao-e-omissao-e-mataram-genocidio.htm. Acesso em 20/12/2021.
BAKHTIN, M. O discurso no romance. In: BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Editora da UNESP e HUCITEC, 1988.
BECHARA, E. Gramática escolar da língua portuguesa. Rio de Janeira: Nova Fronteira, 2010 [versão em e-book].
BENVENISTE, E. Os níveis da análise linguística. In: BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral - Volume I. Campinas: Pontes, 2005 [1966], p. 127-140.
BENVENISTE, E. A frase nominal. In: BENVENISTE, E. Problemas de linguística geral - Volume I. Tradução de Maria da Glória Novak e Maria Luisa Neri. Campinas: Pontes, 2005 [1966], p. 163-182.
CEREJA, W.; COCHAR, T. Português – Linguagens – 7º ano. São Paulo: Editora Saraiva.
FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2016.
FLORES, V. N. Uma introdução à teoria enunciativa de Benveniste. São Paulo: Parábola, 2013.
MAGNOLI, D. Meu chapa, o genocida. Folha de São Paulo, ano 100, n. 33.370, p. A9, 08 ago. 2020.
OLIVEIRA, T. A.; ARAÚJO, L. A. M. Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano. São Paulo: IBEP.
RODRIGUES, S. Por que Bolsonaro é genocida. Folha de São Paulo, ano 101, n. 33.804, p. B2, 21 out. 2021.
SOBRAL, A. Do dialogismo ao gênero: as bases do pensamento do Círculo de Bakhtin. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009.
VOLÓCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Tradução de Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Olhares & Trilhas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.