O processo de alfabetização sob a ótica discursiva
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2024v26.n.1.73216Palavras-chave:
Alfabetização, Gêneros discursivos, Produção textual.Resumo
Buscamos aqui compreender a alfabetização, partindo da concepção de linguagem fundamentada na linguística da enunciação - que a concebe como o espaço de constituição de sujeitos. O estudo teve por pretensão observar como as produções textuais escritas por uma criança em seu primeiro ano escolar evidenciaram o processo de apropriação da escrita. À luz da filosofia de linguagem bakhtiniana e sob a orientação metodológica do paradigma indiciário, a análise foi orientada a buscar marcas no texto que comprovassem a presença de dados referentes a três categorias: condições ou contexto de produção; conjunto de características relativamente estáveis do enunciado; e escrita das palavras. A partir das pistas deixadas nos textos, pôde-se depreender que, além da apropriação da escrita, a criança manifestou um significativo conhecimento sobre outros elementos, como os gêneros discursivos, em especial os escritos. Esse estudo contribui para os estudos em alfabetização na perspectiva discursiva e parte do pressuposto de que devolver o direito à palavra escrita aos sujeitos da sociedade é o caminho da busca do diálogo constitutivo de sujeitos únicos e livres que conheçam, desde os primeiros contatos com a escrita, o significado da palavra ‘igualdade’.
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