O estatuto discursivo-dialógico da "live de interesse público"

as potências transformadoras para a criação de novas práticas sociodiscursivas no contexto da pandemia da covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.58970

Palavras-chave:

Gênero do Discurso, Live, Transformação social, Contexto da pandemia

Resumo

Neste artigo, problematizamos que a Live se constitui especialmente como respostas a demandas sociais que surgem a partir do contexto da pandemia de covid-19 e permitem que expectativas históricas de diversas esferas discursivas sejam oportunizadas. Apoiando-nos, sobretudo, na noção de gênero do discurso de Bakhtin (2011), examinaremos a Live “Estratégias de proteção e monitoramento fora do ambiente físico escolar”, promovida pela Polícia Civil do Paraná (PCPR), ressaltando, a partir dela, características que podem orientar a compreensão da Live enquanto um gênero discursivo que se fortalece no contexto da pandemia. Consideramos que, para esta discussão, é preciso investigar de que forma a constituição dos gêneros está associada às transformações das relações sociais concretas; e como os elementos discursivos que singularizam sua produção, circulação e recepção se estabelecem. A partir disso, tematizamos peculiaridades que desencadeiam elos discursivos relacionados ao contexto histórico, a esferas, a instituições, a sujeitos envolvidos, às práticas orquestradas, às tecnologias e a meios de comunicação utilizados e às lutas sociais, assumidas ou silenciadas (“estrategicamente” ou não) que envolvem o gênero Live.  Enfim, destacamos que a junção de todos esses elementos singulariza o estatuto discursivo-dialógico da Live, que ganhou estabilidade no contexto pandêmico.

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Biografia do Autor

João Batista Costa Gonçalves, UECE

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (1998), doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2006) e pós-doutorado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (2016). Atualmente é adjunto IX da Universidade Estadual do Ceará, coordenador do curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa da Universidade Estadual do Ceará e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA/UECE). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, e desenvolve pesquisas centradas nos estudos bakhtinianos do discurso.

Janaina Lisboa Lopes Freire, UECE

Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza, Especialização em Teoras da Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, , Especialização em Tradução pela Universidade Estadual do Ceará, Mestrado em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará,, bolsista pela FUNCAP Doutoranda em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará,, bolsista pela CAPES, Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Tradução, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cinema, propaganda social, violência de gênero e direitos humanos.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

AMARAL, marcos; COSTA GONÇALVES, J. B.; LOPES FREIRE, J. L. O estatuto discursivo-dialógico da "live de interesse público": as potências transformadoras para a criação de novas práticas sociodiscursivas no contexto da pandemia da covid-19 . Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 240–262, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.58970. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/58970. Acesso em: 22 dez. 2024.