Uma prática de análise linguística: acarretamentos semânticos em gêneros discursivos do cotidiano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.2.75344

Palavras-chave:

Acarretamento, Gêneros Discursivos, Linguística, Semântica

Resumo

Este trabalho aborda os nexos semânticos, acarretamentos, dispostos em gêneros discursivos do cotidiano, como em outdoor e placa. A pesquisa busca integrar esses gêneros ao ensino, conforme orienta a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), propondo uma análise linguística mais gramatical e contextualizada em sala de aula. Durante a investigação, observou-se uma limitação quanto à disponibilidade de exemplos online, reforçando a importância de discutir esse tema no ambiente escolar e acadêmico. O objetivo é compartilhar com alunos e professores dois exemplos de análise linguística contextualizada, promovendo uma reflexão mais ampla sobre a língua. A pesquisa fundamenta-se principalmente nos estudos de Cançado (2008), Pires de Oliveira (2001, 2012), Bakhtin (1997) e na BNCC (Brasil, 2018). Os resultados identificaram acarretamentos duplos, além de aspectos polissêmicos, semióticos e contextuais, destacando como essa abordagem gramatical, aliada aos fatores discursivos, pode contribuir para o processo de leitura e de produção textual dos alunos, em conformidade com os eixos da BNCC.

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Biografia do Autor

  • Nicólly Nételly Mohr, UTFPR

    Graduada em Licenciatura Em Letras Português-Inglês, Mestranda no Programa de Pós-Graduação Em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Pato Branco, atuando principalmente no seguinte tema: aquisição; inteligibilidade; segunda língua.

  • Alana Thais Bonfim dos Santos, Universidade Federal do Paraná

    Licenciada em Letras Português-Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco (2023); Licenciada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIFACVEST (2024); pós-graduada Lato Sensu em Alfabetização e Letramento pela Faculdade de Educação São Luís (2023) e Psicopedagogia Institucional pela Faculdade de Educação São Luís (2023); Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco (2024); professora no Município de Pato Branco - Secretaria de Educação e Cultura e professora voluntária no Projeto Missão Educar pela Missão SOS Vida. Experiências: área de Letras com ênfase em língua portuguesa. Campo da Pedagogia com ênfase em educação infantil e educação para jovens e adultos.

  • Letícia Lemos Gritti, Universidade Federal do Paraná

    Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco-PR, na graduação e pós-graduação em Letras.

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Publicado

2025-07-19

Como Citar

MOHR, Nicólly Nételly; BONFIM DOS SANTOS, Alana Thais; LEMOS GRITTI, Letícia. Uma prática de análise linguística: acarretamentos semânticos em gêneros discursivos do cotidiano. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.2.75344. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/75344. Acesso em: 5 dez. 2025.

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