Educação digital do professor de matemática

Autores

  • Carlos Alessandro Nunes

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Formação profissional, Educação matemática, Educação digital.

Resumo

Atualmente, presenciamos uma discussão sobre as contribuições que a utilização das tecnologias de informação e comunicação pode trazer ao desenvolvimento do processo educativo. Entendemos que como pesquisadores devemos possuir um olhar crítico sobre a entrada do "mundo digital" no interior das nossas escolas, uma vez que em muitas dessas encontramos diferentes práticas pedagógicas desenvolvidas nos laboratórios de informática. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo principal discutir a educação digital do professor de matemática. A investigação, da qual deriva este artigo, teve origem a partir da organização coletiva de um projeto de extensão com interface com a pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico realizada durante o biênio 2008/2009, vinculada ao PPGED/UFU - Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia- MG. Tem por objetivo principal realizar uma análise e, por extensão desta, uma discussão acerca da educação digital do professor de Matemática, numa perspectiva da constituição dos saberes docentes, buscando, na literatura, subsídios teóricos que elucidem e promovam reflexões acerca da utilização das tecnologias de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem nas aulas de Matemática. Portanto, nossa pesquisa foi fundamental no sentido de perceber a utilização consciente por parte dos educadores, em relação às tecnologias de informação e comunicação, de forma a contribuir com um processo de ensino- aprendizagem contextualizado e significativo em se tratando de educação Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-03-29

Como Citar

NUNES, C. A. Educação digital do professor de matemática. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 12, n. 2, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/14731. Acesso em: 22 nov. 2024.