O Ensino de Geografia durante o Regime Especial de Atividades Não Presenciais
experiência docente em uma escola estadual de Mariana-MG
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.60128Palavras-chave:
Ensino de Geografia, REANP, TDICResumo
Este texto pretende analisar as experiências de uma docente no ensino de Geografia durante o Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) em uma escola pública de Minas Gerais, no ano de 2020. A metodologia tem enfoque qualitativo e descritivo. Utilizamos como aporte teórico referências sobre o Ensino da Geografia e as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Para a coleta de dados, foi utilizada pesquisa bibliográfica e etnografia virtual com 12 grupos de WhatsApp®. O recorte da pesquisa envolveu a participação da autora do presente texto como professora de Geografia do Ensino Fundamental entre 6º e 8º ano entre março a novembro de 2020. Foi possível verificar o forte uso do WhatsApp® como uma das principais ferramentas de comunicação entre a professora e seus alunos, seguido do e-mail. Tal processo, contudo, se apresentou mais como um mecanismo operacional e burocrático do que pedagógico. As experiências também evidenciaram o despreparo docente para lidar com o formato de ensino não presencial e a necessidade de formação inicial e continuada dos professores, bem como a reflexão sobre os paradigmas emergentes a respeito das novas práticas de ensino que vêm se delineando atualmente
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