O papel da equipe multidisciplinar do Instituto Geração da Hora (IGH) nas ações de educação não formal: aprendizados na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.76261Palavras-chave:
Criança, Adolescente, Educação não formal, Organização socialResumo
A educação não formal desempenha um papel importante na formação cidadã, complementando o papel do Estado no atendimento a comunidades vulneráveis. Dentre as instituições que a ofertam, estão as organizações sociais (OS), que contam com equipes multidisciplinares formadas por profissionais diversos. Durante a pandemia de COVID-19, as OS enfrentaram desafios significativos, mormente no que se refere à transição do atendimento presencial para o remoto. Diante disso, este estudo teve como objetivo analisar a experiência da OS Instituto Geração da Hora (IGH), localizada em Bangu, no Rio de Janeiro, focando o perfil da equipe e os aprendizados adquiridos durante a pandemia de COVID-19. Realizou-se um estudo documental a partir de relatórios, termos de colaboração e atas de reuniões desse instituto. A Análise de Conteúdo Temático (Turato, 2013) foi utilizada no tratamento dos dados. Os resultados indicaram uma equipe composta de profissionais dos campos da Pedagogia, Psicopedagogia, Serviço Social, Psicologia, Administração e Ensino Médio na Modalidade Normal (Formação de Professores). Os principais aprendizados referem-se ao uso de tecnologias, acolhimento emocional e integração de áreas, reforçando o papel da flexibilidade e inovação para garantir a continuidade das atividades em tempos de crise, evidenciando a relevância da educação não formal como espaço de articulação de saberes.
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