Autoria estudantil em língua estrangeira
reflexões discursivas e letramento crítico
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64553Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Práticas de ensino-aprendizagem, Aulas de Espanhol, MultimidialidadesResumo
Este artigo apresenta, como objeto de análise, recortes do livro-álbum “Escenarios de la Pandemia”, produzido por estudantes do terceiro ano da disciplina de Espanhol, do Instituto Federal Catarinense, campus Blumenau. Com base nessa materialidade, o objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento da autoria do estudante a partir da concepção de letramento crítico nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira. Para isso, a discussão teórico-analítica das sequências discursivas investigadas conta, principalmente, com o apoio de autores que discutem letramento crítico e multimidialidade, em diálogo com os pressupostos teórico-metodológicos da Análise de Discurso francesa. Diante do estudo realizado, pode-se dizer que, ao adotar a perspectiva do letramento crítico, é possível valorizar a autoria discente, pois, dessa forma, potencializam-se as produções textuais polissêmicas e subjetivas, o que se difere das atividades de repetição que comumente se fazem em aulas de língua estrangeira.
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