Alfabetização financeira na escola: para além da ótica neoliberal
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.75263Palavras-chave:
Alfabetização Financeira, Paulo Freire, Pedagogia Crítica, EmancipaçãoResumo
A educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania. Observa-se, todavia, a predileção ao desenvolvimento parcial no que tange à educação financeira. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de alfabetização financeira nas escolas como proposta para superação do excessivo endividamento social. Para alcançar essa finalidade, o presente trabalho utilizou-se da pesquisa exploratória, com natureza de pesquisa aplicada e procedimento técnico na pesquisa bibliográfica e documental, com tratamento de dados predominantemente qualitativo. No decorrer dos pressupostos teóricos, observa-se que para além do discurso neoliberal de falta de conhecimento financeiro individual, enxerga-se um componente de desigualdade social por classes; destaca-se também que a escola pode ser uma instituição de manutenção ou mudança de ideologias dominantes do capital. Na conclusão, chegou-se ao posicionamento de que é necessária uma alfabetização financeira crítica e emancipatória nas escolas que substitua a educação técnica e alienada, quase sempre restrita ao acúmulo de dinheiro. Enfim, busca-se uma educação financeira que abranja a formação humana integral dos sujeitos para se alcançar a construção de uma sociedade mais equitativa, estável e ambientalmente consciente.
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