Alfabetização financeira na escola: para além da ótica neoliberal

Autores

  • Islander Fernandes de Andrade IFPB - Instituto Federal de Educação da Paraíba Autor
  • Alysson André Régis Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.75263

Palavras-chave:

Alfabetização Financeira, Paulo Freire, Pedagogia Crítica, Emancipação

Resumo

A educação tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando e seu preparo para o exercício da cidadania. Observa-se, todavia, a predileção ao desenvolvimento parcial no que tange à educação financeira. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o discurso de alfabetização financeira nas escolas como proposta para superação do excessivo endividamento social. Para alcançar essa finalidade, o presente trabalho utilizou-se da pesquisa exploratória, com natureza de pesquisa aplicada e procedimento técnico na pesquisa bibliográfica e documental, com tratamento de dados predominantemente qualitativo. No decorrer dos pressupostos teóricos, observa-se que para além do discurso neoliberal de falta de conhecimento financeiro individual, enxerga-se um componente de desigualdade social por classes; destaca-se também que a escola pode ser uma instituição de manutenção ou mudança de ideologias dominantes do capital. Na conclusão, chegou-se ao posicionamento de que é necessária uma alfabetização financeira crítica e emancipatória nas escolas que substitua a educação técnica e alienada, quase sempre restrita ao acúmulo de dinheiro. Enfim, busca-se uma educação financeira que abranja a formação humana integral dos sujeitos para se alcançar a construção de uma sociedade mais equitativa, estável e ambientalmente consciente.

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Biografia do Autor

  • Islander Fernandes de Andrade, IFPB - Instituto Federal de Educação da Paraíba

    Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFPB, campus João Pessoa (2024). Graduado em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional-UNINTER (2024). Graduado em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016).

  • Alysson André Régis Oliveira , Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba

    Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Administração na linha de pesquisa Estratégias Organizacionais e Gestão de Pessoas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, está lotado como professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e atua como professor efetivo do IFPB, campus João Pessoa. Como professor convidado atua em Master in Business Administration (MBA) e em consultorias organizacionais. Atua junto ao Banco de Avaliadores do SINAES, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Possui uma larga experiência (nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão) no tocante à Ciência da Administração com ênfase nos temas: Gestão Estratégica, Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão por Processos, Gestão Social e Terceiro Setor; no que se refere à Ciência da Educação, com os temas: História da Educação, Práticas Educação em Espaços Não-Formais de Educação, Metodologia de Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários e Educação Profissional e Tecnológica.

Referências

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Publicado

2025-04-25

Como Citar

Alfabetização financeira na escola: para além da ótica neoliberal. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–21, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.1.75263. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/75263. Acesso em: 20 maio. 2025.

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