CRENÇAS DE UMA PROFESSORA E ALUNOS DE 9º ANO SOBRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: CONVERGÊNCIAS/DIVERGÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Jéssica Teixeira de Mendonça UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.225-235

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer considerações e reflexões a respeito das crenças de uma professora e dez alunos sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública. Para isso, primeiro discorro sobre o Paradigma da Complexidade, identificando a sala de aula como um sistema adaptativo complexo. Em seguida, discuto brevemente alguns conceitos sobre crenças a partir de alguns estudiosos da área. Para a discussão dos dados utilizei como instrumento de coleta questionários fechados. Concluo com as minhas considerações sobre como as crenças dos alunos facilitam ou inibem o processo de aprender e quais crenças se mostraram em comum tanto nos alunos quanto na professora.

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Referências

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Publicado

2018-04-28

Como Citar

MENDONÇA, J. T. de. CRENÇAS DE UMA PROFESSORA E ALUNOS DE 9º ANO SOBRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: CONVERGÊNCIAS/DIVERGÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 225–235, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.225-235. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41967. Acesso em: 5 nov. 2024.

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