CRENÇAS DE UMA PROFESSORA E ALUNOS DE 9º ANO SOBRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: CONVERGÊNCIAS/DIVERGÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.225-235Palavras-chave:
Educação, Formação Docente, Prática DocenteResumo
O objetivo deste artigo é tecer considerações e reflexões a respeito das crenças de uma professora e dez alunos sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública. Para isso, primeiro discorro sobre o Paradigma da Complexidade, identificando a sala de aula como um sistema adaptativo complexo. Em seguida, discuto brevemente alguns conceitos sobre crenças a partir de alguns estudiosos da área. Para a discussão dos dados utilizei como instrumento de coleta questionários fechados. Concluo com as minhas considerações sobre como as crenças dos alunos facilitam ou inibem o processo de aprender e quais crenças se mostraram em comum tanto nos alunos quanto na professora.Downloads
Referências
BARCELOS, A.M.F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (Orgs.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, Pontes Editores, 2006, p.15-42.
BRAGA, J. C. F. A presença cognitiva em comunidades de aprendizagem on line. In: PAIVA, V.L.M.O.; NASCIMENTO, M. (Org.) Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/ FAPEMIG, 2009. p. 131 - 148.
LIMA, S.S. Crenças e expectativas de um professor e alunos de uma sala de quinta série e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública. In: BARCELOS, A.M.F.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (Orgs). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, Pontes Editores, 2006, P. 147-162.
MASTRELLA-DE-ANDRADE, M.R.; NORTON, B. Querer é poder? Motivação, identidade e aprendizagem de língua estrangeira. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M.R. (org) Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2010, p. 135-165.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.