CRENÇAS DE UMA PROFESSORA E ALUNOS DE 9º ANO SOBRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: CONVERGÊNCIAS/DIVERGÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Autores

  • Jéssica Teixeira de Mendonça UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.1.225-235

Palavras-chave:

Educação, Formação Docente, Prática Docente

Resumo

O objetivo deste artigo é tecer considerações e reflexões a respeito das crenças de uma professora e dez alunos sobre o ensino e aprendizagem de inglês na escola pública. Para isso, primeiro discorro sobre o Paradigma da Complexidade, identificando a sala de aula como um sistema adaptativo complexo. Em seguida, discuto brevemente alguns conceitos sobre crenças a partir de alguns estudiosos da área. Para a discussão dos dados utilizei como instrumento de coleta questionários fechados. Concluo com as minhas considerações sobre como as crenças dos alunos facilitam ou inibem o processo de aprender e quais crenças se mostraram em comum tanto nos alunos quanto na professora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARCELOS, A.M.F. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In: BARCELOS, A. M. F.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (Orgs.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, Pontes Editores, 2006, p.15-42.

BRAGA, J. C. F. A presença cognitiva em comunidades de aprendizagem on line. In: PAIVA, V.L.M.O.; NASCIMENTO, M. (Org.) Sistemas adaptativos complexos: lingua(gem) e aprendizagem. Belo Horizonte: Faculdade de Letras/ FAPEMIG, 2009. p. 131 - 148.

LIMA, S.S. Crenças e expectativas de um professor e alunos de uma sala de quinta série e suas influências no processo de ensino e aprendizagem de inglês em escola pública. In: BARCELOS, A.M.F.; VIEIRA ABRAHÃO, M. H. (Orgs). Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação de professores. Campinas, Pontes Editores, 2006, P. 147-162.

MASTRELLA-DE-ANDRADE, M.R.; NORTON, B. Querer é poder? Motivação, identidade e aprendizagem de língua estrangeira. In: MASTRELLA-DE-ANDRADE, M.R. (org) Afetividade e emoções no ensino/aprendizagem de línguas: múltiplos olhares. Campinas: Pontes, 2010, p. 135-165.

Downloads

Publicado

2018-04-28

Como Citar

MENDONÇA, J. T. de. CRENÇAS DE UMA PROFESSORA E ALUNOS DE 9º ANO SOBRE O PROCESSO DE ENSINAR E APRENDER INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA: CONVERGÊNCIAS/DIVERGÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 225–235, 2018. DOI: 10.14393/OT2018vXX.n.1.225-235. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/41967. Acesso em: 22 jul. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.