Notas sobre as interfaces teóricas de Marx e Gramsci para a educação

Autores

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56133

Palavras-chave:

Educação; Marx e Gramsci; Práxis e Escola Unitária.

Resumo

O presente ensaio teórico objetiva realizar apontamentos de naturezas teórica e qualitativa sobre os aspectos relacionados a educação presente nas obras de Karl Marx e Antonio Gramsci. Assim, discutir-se-ão os pressupostos de uma educação, no caso da teoria marxista, voltada a classe trabalhadora e comprometida com a transformação da sociedade, objetivando a emancipação dos sujeitos. Já para Gramsci, suas premissas educacionais refletiam uma escola unitária, de formação integral e humana, também comprometida com a mudança social. Portanto, a justificativa do ensaio se faz relevante para refletir os contextos contemporâneos e os embates em prol de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

CORRÊA DEROSSI, C. Notas sobre as interfaces teóricas de Marx e Gramsci para a educação. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 446–456, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.56133. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/56133. Acesso em: 4 dez. 2024.