Notas sobre as interfaces teóricas de Marx e Gramsci para a educação

Autores

  • Caio Corrêa Derossi Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2020v22.n.3.56133

Palavras-chave:

Educação; Marx e Gramsci; Práxis e Escola Unitária.

Resumo

O presente ensaio teórico objetiva realizar apontamentos de naturezas teórica e qualitativa sobre os aspectos relacionados a educação presente nas obras de Karl Marx e Antonio Gramsci. Assim, discutir-se-ão os pressupostos de uma educação, no caso da teoria marxista, voltada a classe trabalhadora e comprometida com a transformação da sociedade, objetivando a emancipação dos sujeitos. Já para Gramsci, suas premissas educacionais refletiam uma escola unitária, de formação integral e humana, também comprometida com a mudança social. Portanto, a justificativa do ensaio se faz relevante para refletir os contextos contemporâneos e os embates em prol de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COUTINHO, C. N. Marxismo e política: a dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 1994.

FRIGOTTO, G. Teoria e práxis e o antagonismo entre a formação politécnica e as relações sociais capitalistas. Trab. Educ. Saúde., 7 sup, 2009, p. 67-82.

GRAMSCI, A. Cadernos do Cárcere - Caderno 12. 4a ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

GRAMSCI, A. Intelectuais e a Organização da Cultura. São Paulo: Civilização Brasileira, 1989.

KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

LÖWY, M. Marxismo contra o positivismo. São Paulo: Cortez, 2018.

MANACORDA, M. O princípio educativo em Gramsci: americanismo e conformismo. 2a ed., Campinas: Alínea, 2008.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2002.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo Editorial, 2004.

MARX, K. O Capital: Crítica da economia política - Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

NOSELLA, P. A escola de Gramsci. 4a ed. São Paulo: Cortez, 2010.

NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. In: Anais, Encontro internacional de trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2007.

SOUSA JÚNIOR, J. Marx e a crítica da educação: da expansão liberal-democrática à crise regressivo-destrutiva do capital. Aparecida: Idéias & Letras, 2010.

VÁSQUEZ, A.S. Filosofia da práxis. 2a. ed. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociales – CLACSO; São Paulo: Expressão Popular, 2011.

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

CORRÊA DEROSSI, C. Notas sobre as interfaces teóricas de Marx e Gramsci para a educação. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 446–456, 2020. DOI: 10.14393/OT2020v22.n.3.56133. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/56133. Acesso em: 22 nov. 2024.