A obra como resistência
Uma análise da produção do artista David Wojnarowicz e suas conexões com o ensino das artes visuais
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.56468Palavras-chave:
David Wojnarowicz; Arte Educação; Artes Visuais; LGBTI .Resumo
O presente artigo se propõe a analisar a obra do artista estadunidense David Wojnarowicz (1954-1992) que, em 2010, foi vitima da censura nos Estados Unidos pela Liga Católica que pressionou a National Portrait Gallery a retirar de uma exposição em cartaz, sobre sexualidade, o vídeo “A Fire in My Belly”. A obra de 1987 tem duração de 30 minutos e ao longo de 11 segundos apresenta formigas caminhando sobre uma imagem de Jesus Cristo na cruz. O trecho do vídeo, situado em seu contexto de produção, nos coloca diante das questões referentes ao HIV/AIDS que nos anos de 1980 passou a ser um problema enfrentado mundialmente e que ainda nos afeta, pese os avanços obtidos nas últimas décadas. Wojnarowcz não foi o único artista a tratar do tema em sua obra e, como ele, muitos procuraram abordar o sofrimento das pessoas vitimadas pela doença, assim como, pela perda de seus parceiros. O artigo é um recorte da pesquisa, em andamento, “Ensino das Artes Visuais e Escola sem Homofobia” vinculada à linha de pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq. A pesquisa encontra-se em fase de análise da produção de artistas gays/artivistas que tenham produções que remetam às práticas e vivencias dos mesmos enquanto membros da população LGBTI+. Aqui apresentamos a obra do artista David Wojnarowcz, assumidamente gay e que colaborou ativamente na defesa dos diretos LGBTI+ e lutou até sua morte para erradicar a AIDS.
PALAVRAS-CHAVE: David Wojnarowicz; Arte Educação; Artes Visuais; LGBTI+
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