A obra como resistência

Uma análise da produção do artista David Wojnarowicz e suas conexões com o ensino das artes visuais

Autores

  • Wellington Soares Gomes Laboratório de Estudos e Criação Bixórdia
  • Fábio José Rodrigues da Costa

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.56468

Palavras-chave:

David Wojnarowicz; Arte Educação; Artes Visuais; LGBTI .

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a obra do artista estadunidense David Wojnarowicz (1954-1992) que, em 2010, foi vitima da censura nos Estados Unidos pela Liga Católica que pressionou a National Portrait Gallery a retirar de uma exposição em cartaz, sobre sexualidade, o vídeo “A Fire in My Belly”. A obra de 1987 tem duração de 30 minutos e ao longo de 11 segundos apresenta formigas caminhando sobre uma imagem de Jesus Cristo na cruz. O trecho do vídeo, situado em seu contexto de produção, nos coloca diante das questões referentes ao HIV/AIDS que nos anos de 1980 passou a ser um problema enfrentado mundialmente e que ainda nos afeta, pese os avanços obtidos nas últimas décadas. Wojnarowcz não foi o único artista a tratar do tema em sua obra e, como ele, muitos procuraram abordar o sofrimento das pessoas vitimadas pela doença, assim como, pela perda de seus parceiros. O artigo é um recorte da pesquisa, em andamento, “Ensino das Artes Visuais e Escola sem Homofobia” vinculada à linha de pesquisa Didática do Ensino das Artes Visuais do Grupo de Pesquisa Ensino da Arte em Contextos Contemporâneos – GPEACC/CNPq. A pesquisa encontra-se em fase de análise da produção de artistas gays/artivistas que tenham produções que remetam às práticas e vivencias dos mesmos enquanto membros da população LGBTI+. Aqui apresentamos a obra do artista David Wojnarowcz, assumidamente gay e que colaborou ativamente na defesa dos diretos LGBTI+ e lutou até sua morte para erradicar a AIDS.
PALAVRAS-CHAVE: David Wojnarowicz; Arte Educação; Artes Visuais; LGBTI+

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

GOMES, W. S.; RODRIGUES DA COSTA, F. J. A obra como resistência: Uma análise da produção do artista David Wojnarowicz e suas conexões com o ensino das artes visuais. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 46–63, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.1.56468. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/56468. Acesso em: 5 nov. 2024.