O nivelamento linguístico no IsF: entre o desejo e o impedimento
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2018vXX.n.3.81-93Palavras-chave:
Nivelamento Linguístico; Enunciação; Sinalidade.Resumo
O objetivo do texto é discutir critérios que justifiquem o impedimento de que o aluno do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) possa se matricular em cursos destinados a níveis de proficiência anteriores ao de sua classificação. Tal discussão inscreve-se no grupo de pesquisa GEPADLE/UFTM e também na experiência de coordenação do Nucli/UFTM. Tanto a pesquisa quanto a experiência nos levam à reflexão sobre os conceitos de: 1) nivelamento linguístico, conforme as descrições do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR); 2) pré-requisitos, disciplinas que dispõem a aprendizagem de língua estrangeira (LE) de forma sequencial. Identificamos o primeiro conceito como uma descrição de atividades linguísticas que permitem que o aprendiz de uma LE seja capaz de realizar enunciados concretos na língua aprendida. Por outro lado, o segundo conceito se detém no conhecimento formal de estruturas da LE, calcado em um saber sobre vocabulário e gramática. Identificamos que esta diferença pode aproximá-los aos conceitos bakhtinianos de 'enunciação' e 'sinalidade' (BAKHTIN, 1999), respectivamente. Como conclusão, esperamos ampliar discussões sobre os conceitos tratados e questionar se, de fato, os cursos oferecidos pelo IsF se apresentam como módulos independentes que atendam ao desejo de aprendizagem em LE dos alunos.
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Referências
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