O Gênero Folheto Educativo na Aula de Língua Espanhola

o dezembro vermelho em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.60178

Palavras-chave:

Espanhol, Folheto, AIDS

Resumo

A partir do núcleo de língua espanhola do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Sergipe foram desenvolvidas aulas no Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte cuja instituição localiza-se em Aracaju/SE. Neste trabalho, há um recorte de dois encontros ministrados, em modalidade remota, com uma turma do 3° ano do ensino médio. Partimos das competências e tecnologias, bem como as habilidades, da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) e dos postulados da educação intercultural (MENDES, 2010) para fundamentar o estudo do gênero folheto. Para tal, a temática selecionada está vinculada à prevenção do HIV (sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Adquirida) vírus causador da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e, por meio do estudo do gênero folheto educativo em espanhol, buscamos promover conscientização da prevenção sexual. Os encontros foram realizados nos dias 5 e 10/12/2020 e as/os estudantes foram adolescentes de ambos os sexos na faixa etária entre 15 e 19 anos. Em síntese, as/os estudantes participaram expondo suas dúvidas e compartilhando saberes oriundos de suas subjetividades e do meio social em que estão inseridos. Assim, foi possível estimular debates construtivos acerca da relevância da prevenção sexual bem como elucidar mitos e verdades sobre a AIDS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jakelliny Almeida Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Acadêmica em Letras Português-Espanhol pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e-mail: jakellinyalmeida@hotmail.com

Acassia dos Anjos Santos Rosa, UFS

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Professora Adjunta de Língua Espanhola da Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Referências

AUTOR, 2020.

COIMBRA, L; CHAVES, L. S. (2017). Cercanía Joven: español, 3° ano, ed. 2 São Paulo: Edições SM, 2016. Livro Didático do Aluna/o.

BAGNO, M.; RANGEL, E. O (2005). Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 5, n. 1, p. 63-81, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4533678/mod_label/intro/BAGNO_RANGEL_TarefasDaEducacaoLinguisticaNoBrasil.pdf Acesso em: 12 mar. 2021.

BRASIL. Lei Nº 13.504, de 7 de novembro de 2017. Institui a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho. Brasília, DF: 2017. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13504.htm Acesso em: 14 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 12 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 11 fev. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Nacional de DST e AIDS. Boletim Epidemiológico HIV/AIDS. Brasília, 2020. Disponível em: http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2020/boletim-epidemiologico-hivaids-2020 Acesso: 15 mar. 2021.

LEFFA, V. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista Estudos Linguísticos, Belo Horizonte, v. 20, n. 2, p. 389-411, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/relin/article/view/28616 Acesso em: 13 mar. 2021.

MACIEL, S. D. S. O Gênero Multimodal Folheto e sua Importância para Formação de Leitores e Escritores, sob a perspectiva dos multiletramentos. In: IV Congresso Nacional de Educação, 4., João Pessoa, PA: Anais IV Congresso Nacional de Educação. João Pessoa, PA: CONEDU, 2017. p. 1-13. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2017/TRABALHO_EV073_MD1_SA8_ID3607_11092017013737.pdf Acesso em: 13 mar. 2021.

MATOS, D. C. V. S. Formação Intercultural de Professores de Espanhol e Materiais Didáticos. Abehache: Revista da Associação Brasileira de Hispanistas, v. 1, p. 165 - 185, 2014. Disponível em: https://bit.ly/30RYO7X Acesso em: 13 mar. 2021.

MENDES, E. Por que ensinar língua como cultura? SANTOS, P. ALVAREZ, M. L. O. (Orgs.) Língua e cultura no contexto de português língua estrangeira. Campinas, SP: Pontes Editores, 2010.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, [1946] 2008.

PAIVA, V. L. M. O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica. 2008. Disponível em: https://www.veramenezes.com/techist.pdf. Acesso em: 25 mar. 2021.

PARAQUETT, M. Multiculturalismo, interculturalismo e ensino/aprendizagem de espanhol para brasileiros In: BRASIL, Ministério da Educação. Coleção Explorando o Ensino. v. 16. Espanhol: ensino médio. BARROS, C. S. e COSTA, E. G. M. (Org.) Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2010. p. 137-157. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2011-pdf/7836-2011-espanhol-capa-pdf/file Acesso em: 13 mar. 2021.

ROSA, A.; ROGRIGUES, R. Curso de produção escrita em espanhol como língua estrangeira
na modalidade remota: um olhar para os desafios e superações. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 623-638, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/contextoslinguisticos/article/view/32152 Acesso em: 25 mar. 2021.

SARDINHA DOS SANTOS, V. 1º de dezembro - Dia Mundial de Combate à Aids. Brasil Escola UOL, Rio de Janeiro, dezembro 2020. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-combate-aids.htm Acesso em:

VILELA, M.; KOCH, I. V. Gramática da língua portuguesa. Coimbra: Almedina, 2001.

Downloads

Publicado

2021-10-15

Como Citar

ALMEIDA SANTOS, J.; SANTOS ROSA, A. dos A. O Gênero Folheto Educativo na Aula de Língua Espanhola: o dezembro vermelho em questão. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1377–1397, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.60178. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60178. Acesso em: 23 nov. 2024.