Árvore querida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.1.56188

Palavras-chave:

Árvore, Pesquisa didática, Processo de criação em arte

Resumo

“Árvore Querida” é um projeto que teve início em 2017 e nesse ano se desdobra através da parceria com o Polo UFU Rede Arte na Escola – Uberlândia/MG. O projeto acontece na Escola Municipal Professor Domingos Pimentel de Ulhôa com os 3ºs e 4ºs Anos do Ensino Fundamental e busca desenvolver estratégias que favoreçam a reflexão didática acerca das diferentes expressões artísticas, desconstruindo estereótipos e formas padronizadas de perceber o entorno, de modo a ampliar e sensibilizar o olhar discente. O objeto de estudo é a Árvore, com a qual costuramos possibilidades de pesquisa, reflexões, questionamentos e observação focando nas árvores do entorno da escola, bem como as árvores das casas e da memória. Desde modo, por meio das aprendizagens práticas e teóricas, percebe-se que o desenvolvimento desse projeto expande a percepção do sujeito, sejam dos discentes ou mesmo da mediadora, que alarga seus conhecimentos sobre o processo de pesquisa didática e de criação em arte. Para tanto, foram selecionados artistas e obras sobre a temática, como os Artistas Viajantes do século XVI, a ilustradora botânica Margaret Mee, Frans Krajcberg, Yoko Ono, Marilá Dardot e Cinthia Marcelle e outros artistas contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BUORO, Anamelia Bueno. O olhar em construção: uma experiência de ensino e aprendizagem da arte na escola. São Paulo: Cortez, 1996.

LIBÂNEO, José Carlos. O campo teórico e profissional da Didática hoje: entre Ítaca e o canto das sereias. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Trajetórias e processos de ensinar e aprender: Didática e formação de professores. XV ENDIPE. Rio Grande do Sul: EDIPUCRS, 2008. [234-251]

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 16.ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

Downloads

Publicado

2021-03-31

Como Citar

DE ALMEIDA COLLI, M. R.; VARGAS TOMAZ, M. Árvore querida. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 77–93, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.1.56188. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/56188. Acesso em: 23 jul. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)