O processo de formação e a práxis de educadores em instituições socioassistenciais: um estudo de caso

Um estudo de caso

Autores

  • Alexandre Avelino Giffoni Junior UNIRV
  • Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.43151

Palavras-chave:

Didática, Pedagogia, Educação Social, Abordagem Histórico-cultural, Psicoloia

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa qualitativa dialético-interativa, como intervenção didático-pedagógica por meio da Abordagem Histórico-Cultural. Ela considera que para entender os processos psicológicos é necessário estudá-los em movimento, nas transformações sofridas ao longo da história da humanidade e do indivíduo. O objetivo deste estudo é entender, por meio da formação de professores, as transformações em andamento na implementação da Didática com base nessa abordagem. Este é um estudo de caso realizado em uma associação filantrópica de apoio à criança, localizada na cidade de Rio Verde, Goiás. O objetivo deste estudo é: Analisar o desenvolvimento da formação de professores no planejamento didático-pedagógico de uma unidade didática e como esse planejamento pode refletir no processo de ensino-aprendizagem com os alunos. O artigo mostra a formação dos sujeitos da pesquisa, principalmente com os educadores participantes, por meio do desenvolvimento de conceitos científicos e do cotidiano das pessoas. Dessa forma, confirma a Didática histórico-cultural como ferramenta que possibilita a emancipação e autonomia das pessoas através da educação, ou seja, o desenvolvimento humano através do ensino e aprendizagem desenvolvimental, visando à melhoria de suas condições de vida. A pesquisa pode contribuir para uma Pedagogia Social em Educação e Psicologia com a Teoria Histórico-Cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Avelino Giffoni Junior, UNIRV

Professor e pesquisador da UNIRV

Ana Cristina Paes Leme Giffoni Cilião Torres, Universidade Estadual de Londrina

Professora do departamento de Psicologia Social e Institucional; Área Psicologia Escolar e Educacional; Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia da Aprendizagem.

Referências

BRASIL, Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Diretoria de Pesquisa, Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estudos e Pesquisas. Informações Demográficas e Socioeconômica. N. 27. Síntese de Indicadores Sociais. Uma análise das Condições de Vida da População Brasileira, 2010. Disponível em

http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/indicadoresminimos/sinteseindicsociais2010/SIS_2010.pdf Acessado em 30/03/2012.

DAVIDOV, V. Problemas no ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na Psicologia. Educação Soviética, 1988.

GIFFONI JUNIOR, A. A. Ensino-Aprendizagem na educação infantil para crianças em situação social de pobreza: uma intervenção pedagógico-didática (dialético-educativa) com a abordagem histórico-cultural. Goiânia, 2014. Tese (doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Programa Doutorado em Educação, 2014. 256.

REY, F.G. Epistemologia cualitativa e subjetividad. São Paulo. Educ, 1997.

REY, F. G. O social na psicologia e a Psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2004.

TORRES, A. C. P. L. G. C. A escola enquanto espaço de humanização e emancipação do sujeito: refletindo sobre a relação entre ensino, aprendizagem e desenvolvimento. In: Batista, Eraldo Leme. Trabalho, Educação e Emancipação Humana. Jundiai, Paco Editorial, 2015.

VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

AVELINO GIFFONI JUNIOR, A.; TORRES, A. C. P. L. G. C. O processo de formação e a práxis de educadores em instituições socioassistenciais: um estudo de caso: Um estudo de caso. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 395–406, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.43151. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/43151. Acesso em: 5 nov. 2024.