Teatro e Educação Inclusiva:

uma pedagogia do teatro com pessoas com deficiência em tempos de Ensino Remoto Emergencial no Acre

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.3.59674

Palavras-chave:

Acessbilidade, Ensino Remoto Emergencial, Educação Inclusiva, Pedagogia do Teatro

Resumo

Propõe-se com este texto relatar a experiência do projeto de extensão denominado Teatro e Educação Inclusiva: uma proposta pedagógica no Centro de Ensino Especial Dom Bosco e no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Rio Branco, realizado na Universidade Federal do Acre, entre os meses de maio a dezembro de 2020. A pesquisa desenvolvida, de forma remota, contou com a participação de discentes da Universidade Federal do Acre, que atuaram como bolsistas para a realização da prática pedagógica com pessoas com deficiência. Para o desdobramento do projeto, quatro fases foram importantes, sendo elas: I – Formação sobre os temas e encontros com especialistas da área; II – Participação e Organização de eventos relacionados a Teatro e Acessibilidade Cultural; III – Realização de planejamento e preparação das aulas de teatro com alunos e alunas com deficiência; IV – Ministrar aulas para 22 discentes com deficiência do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAPDV) e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco. Portanto, neste texto, propõe-se descrever o percurso e as referências que serviram de base para o desenvolvimento das abordagens teatrais com os referidos discentes.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira da Silva, Universidade Federal do Acre

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Educador Adjunto da Universidade Federal do Acre.

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Publicado

2021-08-22

Como Citar

FERREIRA DA SILVA, C. A. Teatro e Educação Inclusiva: : uma pedagogia do teatro com pessoas com deficiência em tempos de Ensino Remoto Emergencial no Acre. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 3, p. 1307–1334, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.3.59674. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/59674. Acesso em: 23 dez. 2024.