Necessidades e suporte familiar

mães de crianças e adolescentes com síndrome de Down

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2022v24.n.1.64194

Palavras-chave:

Educação especial, Familia, sindrome de Down, Crianças, Adolescentes

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivos: identificar e analisar as necessidades e o suporte social das famílias de crianças e adolescentes de seis a quatorze  anos com síndrome de Down e relacionar essas variáveis. Participaram da pesquisa 11 mães/ responsáveis por crianças e adolescentes com síndrome de Down. Os instrumentos utilizados foram aplicados em forma de entrevistas, sendo: Questionário sobre as necessidades das famílias, Questionário de Suporte Social e Inventário de Recursos do Ambiente familiar. Os dados foram analisados usando métodos descritivos. Para relacionar as variáveis, foi utilizado o teste de correlação de Pearson. Os resultados mostraram que as maiores necessidades das famílias estavam relacionadas ao apoio e às informações de que o filho  poderia se beneficiar no futuro e sobre o desenvolvimento deles. Em relação ao suporte social, as famílias se mostraram suportivas a diversas situações. Quanto às correlações têm-se que quanto maior a idade das mães, maior as necessidades de serviços na comunidade; quanto maior a idade das crianças, menor as necessidades de informações das famílias e  quanto maior as necessidades de explicar aos outros, as necessidades de serviços na comunidade, as necessidades da vida familiar e necessidades totais, maior a satisfação com o suporte social das mães.

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Biografia do Autor

Joice Daiane Muniz, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos; ORCID; e-mail: joice_daiane11@hotmail

Fabiana Cia , Universidade Federa de São Carlos

Psicóloga (2003), mestre (2005) e doutora (2009) em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Educação Especial, Educação Infantil e Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação infantil, envolvimento parental, fatores de risco, desenvolvimento infantil, brincar, intervenção precoce e formação de professores. Realizou estágio em Pesquisa no Centro de Psicologia Diferencial da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, sob orientação da Profa. Dra. Anne Marie Fontaine. Atualmente, é professora Associada I do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2022-04-26

Como Citar

MUNIZ, J. D.; CIA , F. Necessidades e suporte familiar: mães de crianças e adolescentes com síndrome de Down. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 24, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/OT2022v24.n.1.64194. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/64194. Acesso em: 5 nov. 2024.