A Experiência Finlandesa na Formação de um Professor
A vida como currículo
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.47960Palavras-chave:
Finlândia., Formação de Professores., Ensino e Aprendizagens.Resumo
Este artigo descreve o corolário de uma formação docente continuada sob a perspectiva de um professor do Ensino Básico motivado por uma parceria investigativa, interinstitucional e internacional entre o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/UFU) e a Escola de Educação da Universidade de Tampere, na Finlândia. Refutando modelos de referência a serem reproduzidos acriticamente, propomo-nos, neste texto, a refletir acerca da concepção colaborativa de trabalho, levando em consideração as distintas especificidades de cada realidade, proporcionando a significação de sujeitos e de práticas pedagógicas.
Downloads
Referências
AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A.; TÂNGARI, V. R. (Orgs). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro, UFRJ/FAU/PROARQ, 2011.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro, Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.
MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S.; SILVA, A. P. S. Rede de significações: alguns conceitos básicos. In: ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S.; SILVA, A. P. S. (Orgs.) Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emilio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
SANTOS, E. C. Dimensão lúdica e arquitetura: o exemplo de uma escola de educação infantil em Uberlândia.Revista Thésis / vol.2, n.2 (2016) 013 Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo [ANPARQ], 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.