Formação continuada: uma análise a partir do programa MS Alfabetiza - todos pela alfabetização das crianças
DOI:
https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.74888Palavras-chave:
Formação Continuada. Professores. Programa MS Alfabetiza.Resumo
Este artigo, advindo de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é analisar a concepção de formação continuada instituída no Programa de formação MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização das Crianças, tem fundamentos na teoria histórico-cultural e na Pedagogia-histórico crítica com base no materialismo histórico-dialético. Para tanto, realizou-se uma análise documental das etapas de formação do referido programa. Como resultados, identificou-se na proposta empreendida que, durante o período pós-pandemia, há a preocupação de recomposição das aprendizagens dos estudantes em fase de alfabetização. Porém, o programa mostra-se calcado no desenvolvimento de competências tanto no que se refere à formação de professores quanto de alunos, com perspectivas de meritocracia. Uma de suas etapas inclui a premiação das escolas que se destacaram nos resultados de aprendizagem, fato que gera competitividade e promoção gerencial. Importa compreender que o investimento da iniciativa privada no programa analisado, gerando prêmios e bônus, incentiva e impulsiona uma consciência mercadológica empresarial no campo da educação, questões fortemente influenciadoras na formação docente.
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