Formação continuada: uma análise a partir do programa MS Alfabetiza - todos pela alfabetização das crianças

Autores

  • Maria Inez Domingues Galeano Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS Autor
  • Célia Beatriz Piatti Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2025v27.n.1.74888

Palavras-chave:

Formação Continuada. Professores. Programa MS Alfabetiza.

Resumo

Este artigo, advindo de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo é analisar a concepção de formação continuada instituída no Programa de formação MS Alfabetiza – Todos pela Alfabetização das Crianças, tem fundamentos na teoria histórico-cultural e na Pedagogia-histórico crítica com base no materialismo histórico-dialético. Para tanto, realizou-se uma análise documental das etapas de formação do referido programa. Como resultados, identificou-se na proposta empreendida que, durante o período pós-pandemia, há a preocupação de recomposição das aprendizagens dos estudantes em fase de alfabetização. Porém, o programa mostra-se calcado no desenvolvimento de competências tanto no que se refere à formação de professores quanto de alunos, com perspectivas de meritocracia. Uma de suas etapas inclui a premiação das escolas que se destacaram nos resultados de aprendizagem, fato que gera competitividade e promoção gerencial. Importa compreender que o investimento da iniciativa privada no programa analisado, gerando prêmios e bônus, incentiva e impulsiona uma consciência mercadológica empresarial no campo da educação, questões fortemente influenciadoras na formação docente.

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Biografia do Autor

  • Célia Beatriz Piatti, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Campo Grande

    Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ituverava, com especialização em Administração Escolar e Orientação Educacional. Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2006) e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2013). Coordenadora do grupo de estudos e pesquisa em formação de professores (GEPFORP). Professora da UFMS, lotada na Faed (Faculdade de Educação) atuando como docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo-LeduCampo, no curso de Pedagogia e no Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Educação do Campo/Leducampo/UFMS (2015 A 2016). Atualmente é coordenadora da linha de pesquisa - Processos formativos, práticas educativas, diferenças- PPGEdu/UFMS. Participa como pesquisadora da Rede Universitas/Br. É Associada individual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação (ANPED). É membro do Comitê Interno de Iniciação Científica da UFMS/PIBIC/PIBIC-AF/CNPq. Tem experiência na área de educação, atuando em ensino, pesquisa e extensão com os seguintes temas: Educação do Campo; Formação de professores e práticas educativas.

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Publicado

2025-05-09

Como Citar

Formação continuada: uma análise a partir do programa MS Alfabetiza - todos pela alfabetização das crianças. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.14393/OT2025v27.n.1.74888. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/74888. Acesso em: 15 jun. 2025.

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