A Experiência Finlandesa na Formação de um Professor

A vida como currículo

Autores

  • Christian Alves Martins Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2019v21.n.3.47960

Palavras-chave:

Finlândia., Formação de Professores., Ensino e Aprendizagens.

Resumo

Este artigo descreve o corolário de uma formação docente continuada sob a perspectiva de um professor do Ensino Básico motivado por uma parceria investigativa, interinstitucional e internacional entre o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Uberlândia (CAp/UFU) e a Escola de Educação da Universidade de Tampere, na Finlândia. Refutando modelos de referência a serem reproduzidos acriticamente, propomo-nos, neste texto, a refletir acerca da concepção colaborativa de trabalho, levando em consideração as distintas especificidades de cada realidade, proporcionando a significação de sujeitos e de práticas pedagógicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Alves Martins, Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia - ESEBA/UFU

Formado em História, Doutor em História. Pesquisador em História e Educação.

Referências

AZEVEDO, G. A. N.; RHEINGANTZ, P. A.; TÂNGARI, V. R. (Orgs). O lugar do pátio escolar no sistema de espaços livres: uso, forma e apropriação. Rio de Janeiro, UFRJ/FAU/PROARQ, 2011.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Tradução de Wilma Patrícia Maas e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro, Contraponto/Ed. PUC-Rio, 2006.

MORIN, Edgar. Ensinar a viver: manifesto para mudar a educação. Trad. Edgard de Assis Carvalho e Mariza Perassi Bosco. Porto Alegre: Sulina, 2015.

ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S.; SILVA, A. P. S. Rede de significações: alguns conceitos básicos. In: ROSSETTI-FERREIRA, M. C.; AMORIM, K. S.; SILVA, A. P. S. (Orgs.) Rede de significações e o estudo do desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emilio ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SANTOS, E. C. Dimensão lúdica e arquitetura: o exemplo de uma escola de educação infantil em Uberlândia.Revista Thésis / vol.2, n.2 (2016) 013 Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo [ANPARQ], 2016.

Downloads

Publicado

2019-11-12

Como Citar

MARTINS, C. A. A Experiência Finlandesa na Formação de um Professor: A vida como currículo. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 562–579, 2019. DOI: 10.14393/OT2019v21.n.3.47960. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/47960. Acesso em: 22 jul. 2024.