Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem: uma experiência de avaliação formativa

Autores

  • Olenir Maria Mendes Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Avaliação Formativa, Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem

Resumo

O nosso propósito será discutir uma experiência fundamentada numa concepção de avaliação formativa e compreendida como momento de investigação e conscientização acerca das potencialidades, progressos, limites, características e ritmos específicos dos/as estudantes e docentes. Pretendemos assim, partilhar algumas experiências de práticas avaliativas desenvolvidas no I Curso de Especialização em Geografia para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, oferecido pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. A partir de um projeto construído coletivamente por professores e professoras que trabalham com formação docente surgiu a possibilidade de implementação de práticas também coletivas, que tivessem como intenção a garantia da aprendizagem dos/as professores/as cursistas. Esse projeto se concretizou por meio da disciplina Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem, a qual procurou compreender e acompanhar o estágio de aprendizagem em que se encontravam as(os) professoras(es) cursistas, para orientar e intervir no desenvolvimento educacional de cada um/a, construindo e aplicando propostas de atividades pedagógicas resultantes dos estudos teórico-práticos desenvolvidos ao longo do Curso. Os resultados de todo esse processo permitiu-nos uma ampliação do conceito e de concepções de avaliação que se encontram em transformação. O propósito principal da avaliação foi alcançar as aprendizagens significativas, as chamadas aprendizagens profundas, reflexivas, com compreensão, ou seja, aprendizagens construídas ativamente pelos/as professores/as cursistas e auto-reguladas e isto se concretizou através dos encontros dos pequenos grupos (entre três e quatro cursistas mais o orientador/a), com o intuito de discutir e compreender o estágio de aprendizagem em que os/as participantes se encontravam, a partir do conhecimento que foi se construindo sobre avaliação formativa, mesmo que em alguns grupos não tenha sido possível total compreensão, a experiência representou mais uma possibilidade no campo da avaliação transformadora da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olenir Maria Mendes, Universidade Federal de Uberlândia

Professora de Didática da Faculdade de Educação da UFU e do Programa de Pós Graduação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional - GEPAE e Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Culturas Populares - GPECPOP.

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

MENDES, O. M. Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem: uma experiência de avaliação formativa. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 15, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/22330. Acesso em: 22 jul. 2024.