Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem: uma experiência de avaliação formativa
Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Avaliação Formativa, Encontros de Acompanhamento de AprendizagemResumo
O nosso propósito será discutir uma experiência fundamentada numa concepção de avaliação formativa e compreendida como momento de investigação e conscientização acerca das potencialidades, progressos, limites, características e ritmos específicos dos/as estudantes e docentes. Pretendemos assim, partilhar algumas experiências de práticas avaliativas desenvolvidas no I Curso de Especialização em Geografia para docentes das séries iniciais do Ensino Fundamental, oferecido pelo Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. A partir de um projeto construído coletivamente por professores e professoras que trabalham com formação docente surgiu a possibilidade de implementação de práticas também coletivas, que tivessem como intenção a garantia da aprendizagem dos/as professores/as cursistas. Esse projeto se concretizou por meio da disciplina Encontros de Acompanhamento de Aprendizagem, a qual procurou compreender e acompanhar o estágio de aprendizagem em que se encontravam as(os) professoras(es) cursistas, para orientar e intervir no desenvolvimento educacional de cada um/a, construindo e aplicando propostas de atividades pedagógicas resultantes dos estudos teórico-práticos desenvolvidos ao longo do Curso. Os resultados de todo esse processo permitiu-nos uma ampliação do conceito e de concepções de avaliação que se encontram em transformação. O propósito principal da avaliação foi alcançar as aprendizagens significativas, as chamadas aprendizagens profundas, reflexivas, com compreensão, ou seja, aprendizagens construídas ativamente pelos/as professores/as cursistas e auto-reguladas e isto se concretizou através dos encontros dos pequenos grupos (entre três e quatro cursistas mais o orientador/a), com o intuito de discutir e compreender o estágio de aprendizagem em que os/as participantes se encontravam, a partir do conhecimento que foi se construindo sobre avaliação formativa, mesmo que em alguns grupos não tenha sido possível total compreensão, a experiência representou mais uma possibilidade no campo da avaliação transformadora da realidade.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento irrestrito com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.