Mapeamento de grupos de pesquisa em torno de letramento (em língua materna): desdobramentos do Projeto ILEES no Brasil

Autores

  • Vera Lúcia Lopes Cristovão UEL Autor

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v31n3a2015-6

Palavras-chave:

Ensino e escrita no Ensino Superior, Letramento, Grupos de pesquisa em português (língua materna), Projeto ILEES

Resumo

Esse artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma busca realizada sobre os grupos de pesquisa existentes no Brasil em relação ao letramento em língua materna no Ensino Superior. O estudo, realizado pelos membros da equipe brasileira, é uma extensão do Projeto Iniciativas de Leitura e Escrita na América Latina no Ensino Superior (ILEES), cujo objetivo inicial era identificar, mapear e descrever as iniciativas de ensino de leitura e escrita nos cursos de graduação. A fim de atingir o objetivo, uma busca por grupos de pesquisa foi realizada em universidades brasileiras, no currículo Lattes de pesquisadores influentes, entrevistas e no portal do CNPq. Com base nos resultados obtidos, realizamos um agrupamento dos grupos de pesquisa em relação a seus objetivos com as diferentes temáticas abordadas. Nosso mapeamento pode servir de ponto de partida para aprofundar as discussões a respeito do tema e pode dar subsídios para a realização de futuros trabalhos investigativos na área.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

29-06-2015

Como Citar

Mapeamento de grupos de pesquisa em torno de letramento (em língua materna): desdobramentos do Projeto ILEES no Brasil. Letras & Letras, Uberlândia, v. 31, n. 3, p. 73–99, 2015. DOI: 10.14393/LL63-v31n3a2015-6. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/30593. Acesso em: 22 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 755

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.