O uso da Libras nas aulas de Português como Segunda Língua para surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n2-2021-07

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem, Língua Portuguesa, Discurso, Libras, Surdos

Resumo

Muito do que se escreveu sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) tem revelado poucas evidências sobre suas implicações pedagógicas na leitura e na escrita da Língua Portuguesa como segunda língua para surdos. Diante disso, o presente estudo, de abordagem qualitativa, apresenta aspectos linguísticos da língua de sinais. De modo mais específico, desenvolve uma reflexão acerca do uso da língua de sinais no ensino de Língua Portuguesa como segunda língua e discorre sobre a prática do uso da Libras em aulas de português sobre corrupção no Brasil para aprendizes surdos no âmbito de um projeto de Extensão Universitária da Universidade Federal do Pará. Os resultados revelam que a Libras, como mediação simbólica, possibilita aos atores pedagógicos – professor e surdos – se constituírem em contextos socioculturais, tecendo significados e produzindo sentidos, que envolvem experiências individuais, compartilhadas na compreensão e interpretação das coisas do mundo.

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Biografia do Autor

Waldemar dos Santos Cardoso Junior, Universidade Federal do Pará

Professor de língua portuguesa, pedagogo, com especialização em língua portuguesa: abordagem textual e com especialização em psicopedagogia clínica e institucional. Mestre em educação - Psicologia da educação. Doutorado em língua portuguesa. Professor do curso de Libras do Instituto de Letras e Comunicação da UFPA.

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Publicado

2021-12-30

Como Citar

CARDOSO JUNIOR, W. dos S. O uso da Libras nas aulas de Português como Segunda Língua para surdos. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 2, p. 127–143, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n2-2021-07. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/57015. Acesso em: 27 jul. 2024.