Leitura e escrita de cartas pessoais no ensino de Português

Autores

  • Laila Monique Silva Ferreira Sacheto Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v33n1a2017-5

Palavras-chave:

Ensino de Português, Gênero discursivo, Sequência didática

Resumo

O artigo aborda o trabalho com o gênero discursivo carta no ensino de Português, na perspectiva de referenciais da abordagem sociointeracionista da linguagem e de pesquisa inspirada na etnografia educacional. Teve como objetivo analisar a escrita de cartas produzidas por alunos do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino e em uma instituição de abrigo infantil de um mesmo município do Estado da Bahia. Buscou-se interpretar de que forma o gênero carta contribui na apropriação de elementos discursivos para o aprimoramento da leitura e da escrita de sujeitos participantes e colaboradores da pesquisa. A análise dos resultados, com o aporte da teoria dos gêneros do discurso de Bakhtin em estudos de práticas de letramento por meio de sequências didáticas e nas discussões sobre estudos dos eventos de sala de aula, valoriza a escrita em contextos reais de interação social. Os resultados expõem que os sujeitos participantes envolveram-se afetivamente com o processo de escrita, dominaram elementos linguísticos e discursivos para aperfeiçoamento do gênero carta, o que nos permitiu concluir que as estratégias desenvolvidas com base no instrumento de sequência didática valorizaram o uso da linguagem em situações de efetiva utilização da língua e corroboram para um aprendizado significativo de leitura e escrita enquanto práticas sociais nas aulas de Língua Portuguesa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laila Monique Silva Ferreira Sacheto, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Docente na Prefeitura Municipal de Jequié-BA

Mestre Profissional em Letras - UESB

 

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professor Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Estudos Linguísticos e Literários

Downloads

Publicado

2017-07-31

Como Citar

SACHETO, L. M. S. F.; SOUZA, E. M. de F. Leitura e escrita de cartas pessoais no ensino de Português. Letras & Letras, Uberlândia, v. 33, n. 1, p. 119–144, 2017. DOI: 10.14393/LL63-v33n1a2017-5. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/7. Acesso em: 22 dez. 2024.