O ensino de literatura em aulas de inglês

O gótico em um graded reader do conto “A queda da casa de Usher”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-15

Palavras-chave:

Literatura Norte-Americana, Gótico, Graded reader, Edgar Allan Poe, Inglês

Resumo

O principal objetivo deste estudo é analisar como a versão facilitada do conto “A queda da casa de Usher” reconfigura aspectos literários ligados ao Gótico, apontando como os elementos fundamentais dessa tradição encontrados no texto original foram preservados, simplificados ou eliminados no texto facilitado. Os resultados sugerem que o texto literário facilitado consegue redefinir os elementos fundamentais do gótico apesar da simplificação linguística. Alguns traços da estética gótica de Poe transbordam o texto literário, irradiando-se para outros componentes do graded reader, tais como as ilustrações e as atividades pedagógicas. Observa-se, portanto, que a multimodalidade do graded reader é fundamental para o êxito na reconfiguração de alguns aspectos marcadamente literários do texto-fonte. Conclui-se que professores de inglês podem considerar o uso efetivo de graded readers para promover o letramento literário em aulas de inglês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mateus da Rosa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório

Doutorado em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Docente de Letras - Português/Inglês e Literaturas Correspondentes no Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Paula Pelissoli Pereira, IFRS - Campus Osório

Graduanda do 8º semestre do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório. Atua como bolsista de pesquisa no projeto intitulado: Literaturas de Língua Inglesa, Cinema e Estudos Culturais no ensino de Inglês, em que a linha de pesquisa se centra, principalmente, no ensino da literatura gótica, sob a orientação do Prof. Dr. Mateus da Rosa Pereira, além de atuar também como bolsista de extensão no projeto Literatura em Vídeo, sob orientação do Prof. Ms. Dudlei Floriano de Oliveira.

Referências

ALONSO, K.F. Clássicos Adaptados no Ensino de Inglês: um estudo de caso das experiências dos estudantes em sala de aula. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras) – Faculdade de Letras, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

BECKER, E. A escritura de graded readers: adaptação, princípios tradutórios e processo criativo. In: REBELLO, L. S.; FLORES, V. N. (Org.) Caminhos das letras: uma experiência de integração. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2015.

BRANDÃO, I. F. O. A few reflections on the subject of literature, English language and the teaching/learning process. Ilha do Desterro, n. 37, p. 13-20, 1999.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental: Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.

CLÜVER, C. Intermidialidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, v. 1, n. 2., p. 8-23, 16 jan. 2012.

COSSON, R. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2007.

CULLER, J. Literary theory: A very short introduction. Oxford: OUP, 2011. DOI: https://doi.org/10.1093/actrade/9780199691340.001.0001

DAY, R.; BAMFORD, J. Extensive Reading in the second language classroom. Nova York: CUP, 1998. DOI: https://doi.org/10.1177/003368829802900211

EDINBURGH PROJECT ON EXTENSIVE READING (EPER). Guide to organizing programmes of extensive reading. University of Edinburgh, 1992.

EXTENSIVE READING FOUNDATION. Graded Readers. Disponível em: https://erfoundation.org/wordpress/graded-readers/. Acesso em: 15 ago. 2020.

FESTINO, C. G. The literary text in the teaching of English as an international language. Todas as Letras, v. 13, n. 1, p. 54-62, 2011.

FISHER, B. F. Poe and the Gothic tradition. In: HAYES, K. J. (Org.). The Cambridge companion to Edgar Allan Poe. Cambridge: CUP, 2004.

FRANÇA, J. As sombras do real: a visão de mundo gótica e as poéticas realistas. In: CHIARA, A.; ROCHA, F. C. D. (Org.). Literatura Brasileira em Foco VI: em torno dos realismos. Rio de Janeiro: Casa Doze, 2015. p. 133-124.

FRANÇA, J. O gótico e a presença fantasmagórica do passado. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE LITERATURA COMPARADA, 15, 2016, Rio de Janeiro. Anais.., Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016. p. 2492-2502.

FRANÇA, J. Edgar Allan Poe, fundador da “Tradição Gótica”. In: COLUCCI, L.; GAMA-KHALIL, M. M.; GARCÍA, F.; PHILIPPOV, R. (Org.) Edgar Allan Poe: efemérides em trama. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2019. p. 30-46.

OLEARSKI, J. Tales of mystery by Edgar Allan Poe. São Paulo: Helbling Languages/DISAL, 2008.

POE, E. A. The fall of the house of usher and other writings. London: Penguin Books, 2003.

ROSSONI, F. C. Investigando atitudes de leitura entre aprendizes de Inglês como Língua estrangeira: diferenças entre readers e textos autênticos. 2017. Dissertação (Mestrado em Letras) – Setor de Ciências Humanas, Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2017.

SOUZA, W. O. O fenômeno gótico em Horace Walpole e Edgar Allan Poe. Revista Athena, v. 8, n. 1, p. 236-257, 2015.

UR, P. A course in language teaching practice and theory. Cambridge: CUP, 1996.

WARING, R. Writing a graded reader. Extensive Reading Central, 2012. Disponível em: https://www.er-central.com/authors/writing-a-graded-reader/writing-graded-readers-rob-waring/. Acesso em: 15 ago. 2020.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

PEREIRA, M. da R.; PEREIRA, P. P. O ensino de literatura em aulas de inglês: O gótico em um graded reader do conto “A queda da casa de Usher”. Letras & Letras, Uberlândia, v. 37, n. 1, p. 250–271, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56684. Acesso em: 23 nov. 2024.