O ensino de literatura em aulas de inglês

O gótico em um graded reader do conto “A queda da casa de Usher”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/LL63-v37n1-2021-15

Palavras-chave:

Literatura Norte-Americana, Gótico, Graded reader, Edgar Allan Poe, Inglês

Resumo

O principal objetivo deste estudo é analisar como a versão facilitada do conto “A queda da casa de Usher” reconfigura aspectos literários ligados ao Gótico, apontando como os elementos fundamentais dessa tradição encontrados no texto original foram preservados, simplificados ou eliminados no texto facilitado. Os resultados sugerem que o texto literário facilitado consegue redefinir os elementos fundamentais do gótico apesar da simplificação linguística. Alguns traços da estética gótica de Poe transbordam o texto literário, irradiando-se para outros componentes do graded reader, tais como as ilustrações e as atividades pedagógicas. Observa-se, portanto, que a multimodalidade do graded reader é fundamental para o êxito na reconfiguração de alguns aspectos marcadamente literários do texto-fonte. Conclui-se que professores de inglês podem considerar o uso efetivo de graded readers para promover o letramento literário em aulas de inglês.

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Biografia do Autor

Mateus da Rosa Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Osório

Doutorado em Letras/Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Docente de Letras - Português/Inglês e Literaturas Correspondentes no Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Paula Pelissoli Pereira, IFRS - Campus Osório

Graduanda do 8º semestre do curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês e suas respectivas Literaturas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Osório. Atua como bolsista de pesquisa no projeto intitulado: Literaturas de Língua Inglesa, Cinema e Estudos Culturais no ensino de Inglês, em que a linha de pesquisa se centra, principalmente, no ensino da literatura gótica, sob a orientação do Prof. Dr. Mateus da Rosa Pereira, além de atuar também como bolsista de extensão no projeto Literatura em Vídeo, sob orientação do Prof. Ms. Dudlei Floriano de Oliveira.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

PEREIRA, M. da R.; PEREIRA, P. P. O ensino de literatura em aulas de inglês: O gótico em um graded reader do conto “A queda da casa de Usher”. Letras & Letras, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 250–271, 2021. DOI: 10.14393/LL63-v37n1-2021-15. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/letraseletras/article/view/56684. Acesso em: 29 nov. 2022.